Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17805
Título: Hábitos orais deletérios em crianças
Autor(es): Exposto, Noemia Anes Sarmento
Palavras-chave: Hábitos deletérios
Hábitos de sucção
Sistema estomatognático
Data do documento: 19-Jun-2018
Resumo: Os hábitos deletérios são comumente definidos como padrões neuromusculares atípicos que podem determinar, entre outras coisas, o desenvolvimento das más oclusões, devido aos prejuízos que ocasionam, principalmente, na posição dos dentes, desencadeando alterações, também, no Sistema Estomatognático, pois introduzem forças estranhas a esse. Portanto, podem ter origem fisiológica; emocional e seus prejuízos serão determinados, em especial, pela frequência, intensidade, duração e o objeto utilizado, bem como, a idade do sujeito na época de instalação dos hábitos. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura vigente sobre os hábitos bucais deletérios e suas consequências em crianças, para a eliminação precoce desses hábitos, como forma de prevenir e diminuir consequências futuras. A metodologia realizada uma revisão de literatura sobre o tema abordado. Na discussão a maioria dos autores concorda com a afirmação de que nem sempre o hábito de sucção causa maloclusão, pois para isso é necessário: intensidade, duração prolongada e predisposição genética. Conclui-se que os hábitos bucais deletérios, como bruxismo, onicofagia, respirador bucal, hábitos de sucção são comuns e são condições que proporcionam o desenvolvimento de más oclusões. Então, torna-se indispensável o diagnóstico precoce, para interceptar precocemente as más oclusões e consequentemente remoção do hábito. É para isto é necessário que o Cirurgião-Dentista oriente os pais a respeito dos hábitos bucais, para que sejam removidos mais cedo e para que fisiologicamente as más oclusões voltem ao normal.
Descrição: EXPOSTO, N. A. S. Hábitos orais deletérios em crianças. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17805
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Noêmia Anes Sarmento Exposto.pdfPDF - Noêmia Anes Sarmento Exposto10.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.