Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17808
Título: Técnica de Archer modificada aplicada a frenectomia labial: Relato de caso
Autor(es): Soares, Lorenna Simplício
Palavras-chave: Diastema
Freio labial
Ortodontia
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O freio labial é uma estrutura anatômica presente em todas as pessoas, porém por vezes pode se apresentar fora dos padrões de normalidade. Um exemplo clássico é a presença de freio labial hipertrófico. Sua posição fora dos padrões normais pode levar a redução do movimento dos lábios, dificultar a escovação dos dentes, assim como causar interferência na fonética e na aceitação da autoimagem do paciente. Sendo assim influencia diretamente na estética do paciente. O presente artigo tem como objetivo relatar o sucesso clínico da frenectomia labial, a partir da exposição de um caso clínico de freio labial hipertrófico. O caso relata uma paciente do gênero feminino, 28 anos, melanoderma, a qual procurou atendimento na Universidade Estadual da Paraíba a fim de solucionar o problema do diastema e posteriormente utilizar aparelho ortodôntico. Também se observava inserção baixa na margem gengival, presença de diastema intericisal e ao ser tracionado, o freio produzia isquemia na papila palatina. Feita a anamnese e solicitação dos exames necessários, foi escolhida a técnica cirúrgica adequada. A técnica cirúrgica utilizada foi a de Archer modificada, também chamada de pinçamento simples, seguindo o protocolo de biossegurança e cirúrgico adequados. Com o êxito do procedimento a paciente pôde iniciar o tratamento ortodôntico condizente.
Descrição: SOARES, L. S. Técnica de Archer modificada aplicada a frenectomia labial: Relato de caso. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17808
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorenna Simplício Soares.pdfPDF - Lorenna Simplício Soares6.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.