Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17812
Título: Condição bucal e periodontal de doentes renais crônicos em hemodiálise e transplantados
Autor(es): Santos, Arlinso Feitosa Bezerra dos
Palavras-chave: Odontologia
Doenças periodontais
Nefropatias
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: As doenças renais crônicas têm repercussões na prática odontológica, como por exemplo, manifestações bucais, alterações metabólicas decorrentes da falência renal, além de restrições ao uso de determinados medicamentos. Por sua vez, os transplantados renais fazem uso de medicações imunossupressoras que podem afetar sua condição de saúde bucal ao longo dos anos. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a condição bucal de pacientes com doença renal crônica, submetidos a tratamento hemodialítico e transplantados renais, cadastrados no Instituto Social de Assistência à Saúde, do município de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, um questionário estruturado e ficha clínica odontológica foram catalogados com dados sociodemográficos, dados sobre a doença renal, alterações nos tecidos bucais e periodontais, por meio de exame clínico e coleta dos parâmetros clínicos periodontais: Índice de Higiene Oral Simplificado, Índice de Sangramento Gengival e Índice Periodontal Comunitário. Os dados foram inseridos no software SPSS versão 20.0 for Windows para análise estatística descritiva e inferencial, considerando um nível de significância de 5% para todos os testes. Como resultados, observou-se que 58,1% dos participantes eram do gênero masculino, mais da metade dos participantes (55,8%) apresentavam média de idade de 46 anos, uma renda familiar de um salário mínimo (67,4%), tempo de doença renal crônica de mais de 2 anos (65,1%) e a hipertensão arterial foi a principal comorbidade associada à DRC (91,4%). Os parâmetros clínicos periodontais revelaram que a maioria dos participantes apresentava uma higiene bucal satisfatória (67,4%), baixo índice de sangramento gengival (22,72%) e um quadro de gengivite (76,7%). Além da gengivite, a úlcera traumática (50%) também foi observada entre as alterações nos tecidos bucais. Face ao exposto, conclui-se que os doentes renais crônicos carecem de um acompanhamento odontológico para minimizar a ocorrência de patologias bucais, levando -os a uma melhor qualidade de vida durante o tratamento hemodialítico e após o tranplante.
Descrição: SANTOS, A. F. B. dos. Condição bucal e periodontal de doentes renais crônicos em hemodiálise e transplantados. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17812
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arlinso Feitosa Bezerra dos Santos.pdfPDF - Arlinso Feitosa Bezerra dos Santos14.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.