Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17826
Título: Avaliação in vivo do efeito cicatrizante de Cnidoscolus quercifolius POHL (EUPHORBIACEAE) sobre feridas cutâneas
Autor(es): Ramos, Anderson dos Santos
Palavras-chave: Lesões cutâneas
Reparo tecidual
Faveleira
Extratos vegetais
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: A cicatrização de feridas cutâneas envolve uma complexa cascata de eventos, incluindo angiogênese, deposição e remodelamento de componentes da matriz extracelular. Vários estudos têm se concentrando na investigação de produtos naturais como agentes capazes de acelerar o processo cicatricial. A espécie Cnidoscolus quercifolius Pohl (Euphorbiaceae) tem sido amplamente utilizada na medicina popular tradicional no Brasil como agente antimicrobiano, anti-inflamatório e cicatrizante. A fim de validar cientificamente a propriedade cicatrizante da espécie, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito cicatrizante do extrato etanólico bruto da C. quercifolius no tratamento tópico de feridas cutâneas em camundongos. Os animais foram divididos em três grupos: formulação tópica contendo o extrato etanólico de C. quercifolius (5%) (GTCq), grupo controle positivo (GCp – Fibrinase®) e o controle negativo (GCn – tratados com a base veículo). Um modelo de ferida de excisão foi criado nos animais. As feridas foram avaliadas quanto as características clinicas e sua contração. Além disso, realizou-se a remoção de amostras de tecido para avaliação do processo de colagenização através de histomorfometria digital. Foi observado uma propriedade cicatrizante significativa (p<0,05) para GTCq, observando, no 9º dia, o percentual de contração da ferida em 87%, seguido de 77% no GCp e 68% em GCn. A avaliação histomorfométrica indicou uma deposição de colágeno acentuada no GTCq no período de 14 dias, indicando o efeito de C. quercifolius na promoção da síntese destas fibras. O presente estudo forneceu evidências cientificas de que C. quercifolius apresentou atividades notáveis de cicatrização, equivalentemente ao GCp, apoiando as reinvindicações tradicionais.
Descrição: RAMOS, A. dos S. Avaliação in vivo do efeito cicatrizante de Cnidoscolus quercifolius POHL (EUPHORBIACEAE) sobre feridas cutâneas. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17826
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson dos Santos Ramos.pdfPDF - Anderson dos Santos Ramos12.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.