Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17832
Título: linguagens e globalização: experiências de estágio supervisionado em geografia no município de São Vicente do Seridó - PB
Autor(es): Ananias, Dijailton de Lima
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de geografia
Linguagem
Globalização
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O estágio supervisionado é muito questionado quanto sua eficiência na formação de professores, devido às diversas questões nas quais a universidade, o sistema educacional e a própria sociedade estão imersos. Foi nessa perspectiva que desenvolvemos esse trabalho na busca de refletirmos a real importância desse componente curricular para a formação docente. Para tanto, utilizaremos nossa experiência de Estágio Supervisionado em Geografia II, vivenciada com alunos do 9º do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Damião Zelo de Gouveia. Nossa intervenção procurou, a partir das diversas linguagens, trabalhar o conteúdo globalização buscando superar a dificuldade dos discentes no tocante a interpretação de textos e do próprio espaço geográfico. Por se tratar de reflexões e análises em torno de uma vivência o método que utilizamos foi o autobiográfico, pois permite que tais procedimentos sejam realizados. Além da experiência in loco, o trabalho também está embasado em bibliografias que discutem o estágio supervisionado, a formação docente, a utilização de linguagens no ensino de Geografia, o processo de ensino-aprendizagem e o conteúdo globalização. Ao fim, constatamos que a capacidade de interpretação dos discentes melhorou timidamente e que o estágio supervisionado é fundamental para formação docente, pois é o único componente curricular que propicia ao graduando a oportunidade de conhecer seu campo de atuação de forma efetiva, refletindo sobre o exercício professoral ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade e capacidade de pesquisa, contribuído assim para a superação de problemas evolvendo o sistema educacional.
Descrição: ANANIAS, D. de L. linguagens e globalização: experiências de estágio supervisionado em geografia no município de São Vicente do Seridó - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17832
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dijailton de Lima Ananias.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.