Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17849
Título: Uso da micro-CT para avaliação da reparação alveolar em animais: Uma revisão de literatura
Autor(es): Lima, Elizabeth Alves de
Palavras-chave: Alvéolo dental
Cicatrização
Microtomografia por raio-X
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: Objetivo: Esta revisão teve como objetivo avaliar, na literatura, as metodologias empregadas no uso da micro-CT para avaliar a reparação alveolar em animais. Metodologia: Foi realizada pesquisa no banco de dados PubMed utilizando os descritores “micro-CT” e “Socket Healing” para estudos com animais e publicados em revistas odontológicas. A partir da leitura da metodologia aplicada a cada estudo foram retiradas as informações a respeito dos parâmetros de aquisição, reconstrução e análise da imagem microtomográfica. Resultados: 29 estudos foram selecionados, considerando o uso da micro-CT para avaliar a reparação alveolar em animais. Na análise dos dados observou-se que o tamanho do voxel está diretamente ligado a resolução e detalhes da imagem. Os parâmetros de reconstrução podem interferir na presença de defeitos e na nitidez. Os planos de orientação e fatores relacionados a analise da imagem são responsáveis pela exatidão do tamanho real da área de interesse. Conclusão: Não existe um protocolo ou padrão definido a respeito da aplicação micro-CT na avaliação da reparação alveolar em animais. Ainda, as informações a respeito dos parâmetros de aquisição, reconstrução e análise são escassas ou não são claras.
Descrição: E. A. de. Uso da micro-CT para avaliação da reparação alveolar em animais: Uma revisão de literatura. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17849
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabeth Alves de Lima.pdfPDF - Elizabeth Alves de Lima10.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.