Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17851
Título: Investigando o processo de desenvolvimento matemático dos alunos através da formação e resolução de problemas, utilizando problemas em Malba Tahan
Autor(es): Silva, Luana Gabriela Martiniano da
Palavras-chave: Problemas matemáticos
Educação matemática
Processos de raciocínio
Data do documento: 7-Jun-2018
Resumo: Este trabalho visa compreender a importância, a influência da história de Malba Tahan e a formulação e resolução de problemas Matemáticos na sala de aula, como uma metodologia pertinente para o desempenho gradativo e o crescimento dos alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades. Pois o intuito é que os alunos não resolvam apenas exercícios mecânicos, e sim utilizem uma das ferramentas da Educação Matemática. A formulação e resolução de problemas Matemáticos. Diante disso os avanços que encontramos nos dias de hoje como profissional da Educação, inclusive o de Matemática tem sido o desafio de atrair o aluno para a aula. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e tem como objetivo geral investigar de que modo os alunos do 1º Ano do Ensino Médio Integral Técnico de uma Escola da Rede Estadual exploram a Matemática através da formulação e resolução de problemas Matemáticos utilizando problemas de uma das obras do Autor Malba Tahan. Nossa pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2018 com 25 alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Drº Antônio Batista Santiago, da cidade de Itabaiana- Paraíba, com faixa etária entre 14 e 19 anos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e composta por uma entrevista semiestruturada, um pouco sobre a biografia do Autor Malba Tahan e sobre o livro “O Homem que Calculava”; a resolução de dois problemas Matemáticos do livro citado à cima; a formulação e resolução de problemas Matemáticos. Os resultados desta pesquisa mostraram que os alunos possuem uma dificuldade na interpretação de problemas Matemáticos contextualizados, procuram resolver os problemas de forma direta e mecânica, mas também foi possível notar a interação dos mesmos ao longo do processo, podendo observar que a utilização de métodos inovadores na aula de Matemática faz com que os alunos se sintam motivados na aula, proporcionando que o aluno se sinta satisfeito quando chegar a solução que o problema Matemático pede, levando os alunos a uma construção de um raciocínio matemático.
Descrição: SILVA, L. G. M. da. Investigando o processo de desenvolvimento matemático dos alunos através da formação e resolução de problemas, utilizando problemas em Malba Tahan. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17851
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Gabriela Martiniano da Silva.pdfPDF - Luana Gabriela Martiniano da Silva25.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.