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dc.contributor.authorSilva, Amanda Rozendo da-
dc.date.accessioned2018-12-18T14:55:50Z-
dc.date.available2018-12-18T14:55:50Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17863-
dc.descriptionSILVA, A. R. da. A inserção da experimentação através do PROAFE na rede pública municipal de Ensino Fundamental em Campina Grande (PB), segundo a perspectiva dos professores de ciências naturais. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO ensino tradicional expositivo é alvo de muitos críticos por não conseguir assegurar melhores níveis de aprendizagem, impossibilitando uma compreensão ampla dos fenômenos, e quando se trata de ensino de Ciências é necessário sair dos conteúdos abstratos, e a experimentação surge como uma estratégia com grande potencial para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem colocando os sujeitos em contato direto com o objeto de estudo, permitindo que eles possam compreender melhor os conceitos e fenômenos naturais e correlacioná-los com seu cotidiano. Este estudo buscou descrever a percepção dos professores de ciências das escolas participantes acerca da contribuição do PROAFE para a aprendizagem dos estudantes. Porém dados de relatórios como o PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes) revelam que o ensino brasileiro de ciências ainda gera resultados negativos. Os procedimentos metodológicos adotados incluem entrevistas abertas, com questionário semiestruturado, configurando um estudo de natureza descritivo-qualitativa, utilizando a análise de conteúdo de Laurence Bardin para análise e interpretação dos dados. O PROAFE surge como uma programa que busca apoiar e intervir tanto no processo de ensino- aprendizagem, quanto na formação dos professores, na perspectiva de mudar esse contexto no município de Campina Grande, através de aulas experimentais. O programa proporciona aos alunos da rede municipal de ensino um contato com laboratórios, possibilitando a vivencia pratica dos conteúdos vistos apenas de forma teórica em sua realidade educacional. A pesquisa apontou que O PROAFE tem favorecido o estimulo a aprendizagem dos estudantes participantes, através das atividades experimentais, ressaltando também a importância dos espaços não formais de educação, como também tem contribuído a formação inicial dos professores. É necessário estabelecer um aperfeiçoamento do programa, afim de que o mesmo continue a cumprir seus objetivos, que é de formação docente e auxilio ao processo de ensino aprendizagem no município.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Osmando Rocha Claudinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleA inserção da experimentação através do PROAFE na rede pública municipal de Ensino Fundamental em Campina Grande (PB), segundo a perspectiva dos professores de ciências naturaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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