Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1787
Título: A intervenção profissional do assistente social no âmbito da política de saúde brasileira
Autor(es): Gomes, Fabiano de Lima
Palavras-chave: Política de saúde
Serviço social
Intervenção profissional
Espaços sócio-ocupacionais
Data do documento: 29-Ago-2013
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a intervenção profissional do assistente social no âmbito da Política de Saúde brasileira, a partir da discussão e análise da Política de Saúde e dos espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social. Esse estudo parte da nossa experiência acadêmica de Estágio Supervisionado do Curso de Serviço Social realizado na Unidade Municipal de Fisioterapia no município de Campina Grande - PB. Este trabalho é resultante de pesquisa bibliográfica através de discussões teóricas de autores que tratam da temática. A estrutura do trabalho está divida em cinco seções. A primeira, a Introdução, com destaque para o interesse pela temática, objetivos, metodologia. Na segunda seção, destacaremos o percurso histórico da Política de Saúde no país, enfocando os aspectos econômicos, políticos e sociais, assim como as conquistas políticas resultantes do Movimento da Reforma Sanitária, posteriormente, o Sistema Único de Saúde. Na terceira seção, apontaremos a gênese do Serviço Social, o Movimento de Reconceituação, a importância do Projeto Ético-Político Profissional, assim como a inserção desse profissional nos espaços sócio-ocupacionais. Na quarta seção, destaca-se a contribuição da pesquisa através de uma discussão sobre a intervenção profissional do assistente social no campo da Política de Saúde, enfocando as contribuições e competências profissionais baseadas no Projeto Ético Político. Por último, as Considerações Finais, na qual compreende-se que o estudo torna-se relevante para o exercício profissional do Serviço Social no desenvolvimento de um trabalho sócio-educativo desempenhado de forma coletiva, na busca por subsídios para a construção de uma Política de Saúde mais ampla e igualitária.
Descrição: GOMES, F. de L. A intervenção profissional do assistente social no âmbito da política de saúde brasileira. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1787
ISSN: CDD 361.3
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiano de Lima Gomes.pdfFabiano de Lima Gomes513.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.