Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17896
Título: A horta escolar como instrumento de percepção ambiental e ensino-aprendizagem
Autor(es): Araújo, Gabriela Limeira
Palavras-chave: Educação ambiental
Sensibilização
Horta pedagógica
Data do documento: 9-Ago-2018
Resumo: Atualmente o paradigma de desenvolvimento consumista impulsiona a crescente degradação ambiental dos recursos naturais como consequências no nível de condições básicas e suplementares ao ser humano. Colocando em prática um projeto de educação ambiental, o presente estudo teve como objetivo auxiliar alunos de uma escola pública na construção de uma horta, como um instrumento de ensino-aprendizagem, almejando sensibilizá-los quanto à conservação da natureza, com ênfase em alimentação saudável, manutenção dos recursos naturais e reutilização de resíduos sólidos, ampliando desta forma a capacidade destes alunos repensarem sobre os seus hábitos diários. O estudo foi desenvolvido através do método exploratório e descritivo, com método de abordagem quantitativo através de questionário semiestruturado, com base no grau de conhecimento dos alunos acerca do meio ambiente e dos problemas existentes nele. O projeto foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada no Bairro Belo Vista, no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Um total de 700 alunos participaram deste estudo. Como forma de aperfeiçoar o trabalho, apenas uma turma foi selecionada para colaborar na construção da horta, neste caso, a 8ª série. As atividades foram realizadas semanalmente na escola, no período de setembro á dezembro de 2017. Através dos resultados obtidos, verificou-se que a percepção predominante estabelece que os alunos consigam compreender o meio ambiente no conjunto de interações inserindo as relações humanas e, consequentemente, admitindo a postura de interventor dos impactos negativos. Portanto, percebemos a importância do curso de sensibilização na mudança de percepção do meio ambiente. O modelo de professores que a educação ambiental exige requer uma formação, cujo ponto de sustentação seja à reflexão sobre sua própria prática, com a intenção de resolver os problemas ambientais que o planeta vem sofrendo.
Descrição: ARAÚJO, G. L. A horta escolar como instrumento de percepção ambiental e ensino-aprendizagem. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17896
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Limeira Araújo.pdfPDF - Gabriela Limeira Araújo12.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.