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dc.contributor.authorSilva, José Fagner da-
dc.date.accessioned2018-12-18T15:26:32Z-
dc.date.available2018-12-18T15:26:32Z-
dc.date.issued2018-07-24-
dc.identifier.otherCDD 372.86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17900-
dc.descriptionSILVA, J. F. da. A prática pedagógica de professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino em Campina Grande – PB. 2018. 59f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar a prática pedagógica de professores de Educação Física da rede estadual de ensino em Campina Grande – PB, considerando o conhecimento e uso das abordagens metodológicas para o ensino da Educação Física, métodos e técnicas de ensino e os conteúdos da Educação Física. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem quanti-qualitativa, do tipo transversal. Participaram desse estudo cinco professores de Escolas públicas estaduais que estavam em efetivo exercício na cidade de Campina Grande – PB. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semi-estruturada com gravação de áudio. A análise dos dados se deu pela reflexão crítica e científica de quatro categorias de análise que trata sobre o perfil docente, as abordagens de ensino, os métodos e técnicas de ensino e os conteúdos da Educação Física. Esse estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa da UEPB, sob o CAAE nº 85788718.7.0000.5187. A prática pedagógica dos professores de Educação Física pesquisados mostrou-se no campo teórico cheia de contradições, confusões e desentendimento. No transcorrer deste estudo constatou-se que existe uma dificuldade em fazer com que os docentes de Educação Física participem de pesquisas científicas, o que gera a estagnação do conhecimento e as contribuições que a ciência possa trazer. Nenhum dos aspectos (conteúdos, abordagens e métodos de ensino) foram contemplados nos cursos institucionais, mesmo os professores afirmando que participavam, pois os professores demonstraram dúvida constante em suas falas, além disso a desarmonia entre uma obra e seu principal teórico, entre o que se ensina nas aulas de Educação Física, entre quais os métodos e técnicas de ensino são aplicados nas aulas e inúmeras outras discrepâncias. Com o desenvolvimento deste estudo, é possível destacar, ainda, que há uma inércia do poder público, os órgãos governamentais, aqui elencados a Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria de Educação do Estado, não se vêem como protagonistas em propor ações contínuas que favoreçam condições de mudança no cenário observado, que contribuições a Educação Física está trazendo para a formação na Educação Básica dos alunos. Assim, sugere-se um Programa Interinstitucional de Avaliação e Capacitação em Educação Física Escolar (PIACEFE), uma maneira de interligar quem pode contribuir com um novo cenário pedagógico para a Educação Física visando segundo a literatura, o incentivo financeiro e carga horária para que esses docentes preencham as lacunas deixadas pela formação inicial. Estimular novas pesquisas, novas propostas e estudar a fundo as contribuições que uma prática pedagógica de professores de Educação Física baseada na criticidade e na reflexão podem contribuir para os alunos da rede estadual de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleA prática pedagógica de professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino em Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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