Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17905
Título: O ensino de balé na infância: A criatividade de crianças no processo de criação na dança
Autor(es): Ordonho, Rhaiara Ferreira
Palavras-chave: Dança
Balé
Prática de ensino
Criatividade
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O trabalho ora apresentado é de natureza descritiva que tem como objeto de reflexão minha própria atuação como professora (em formação), na escolinha de balé numa escola particular, em Campina Grande-PB. O objetivo deste trabalho foi descrever e discutir sobre a prática de ensino do balé neoclássico para crianças na escola, bem como, apresentar mudanças ocorridas durante esse processo de ensino, provocadas pela formação na graduação em licenciatura em Educação Física, no trato do conteúdo da dança: 'composição coreográfica'. A experiência relatada nesse estudo deparou-se com uma escola em que na educação infantil o aluno não tinha a vivência do componente curricular Educação Física. As turmas eram compostas por 10 alunas na primeira turma, 15 na segunda turma e 5 na terceira turma, na faixa etária de 2 a 4 anos. No recorte desta experiência, o trabalho apresenta inicialmente na Cena 1: A prática de ensino do balé clássico para crianças na educação básica, destacando as mudanças no trato pedagógico do balé a partir da minha formação. Posteriormente, o trabalho apresenta a Cena 2: A criança como autora do espetáculo de balé, tratando a experiência em que trouxe as crianças para o centro do processo criativo na dança tendo como culminância o Festival de balé na escola.
Descrição: ORDONHO, R. F. O ensino de balé na infância: A criatividade de crianças no processo de criação na dança. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17905
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rhaiara Ferreira Ordonho.pdfPDF - Rhaiara Ferreira Ordonho8.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.