Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17906
Título: Relato de experiência desenvolvido em intervenção de treinamento individualizado combatendo a obesidade
Autor(es): Lima, Rodrigo Cézar de Almeida
Palavras-chave: Obesidade
Atividade física
Saúde
Relato de experiência
Sobrepeso
Data do documento: 7-Ago-2018
Resumo: A obesidade é uma patologia que atinge uma grande parcela da população mundial sendo considerada um problema de saúde pública, pois está associada com uma grande variedade de enfermidades. Segundo o Ministério da Saúde, uma em cada cinco pessoas no Brasil está acima do peso. A prática de exercício físico é fundamental para o combate da obesidade, quando em união com uma dieta balanceada recebe destaque na promoção da saúde e qualidade de vida. O objetivo principal desde estudo é relatar as experiências vivenciadas de uma intervenção através do treinamento físico a uma aluna obesa em uma academia de musculação em Campina Grande – PB. Após uma avaliação, foi traçado o planejamento e realizado treinamentos na segunda, quarta, sexta e sábado no turno da tarde com duração aproximadamente de 60 minutos e no período de janeiro a julho. As aulas eram realizadas em aparelhos de musculação onde o treino foi dividido em exercícios de puxar e empurrar, dominância de joelho e quadril, treinos para o core e capacidade aeróbica. Analisamos que o acompanhamento nutricional foi de suma importância para os resultados obtidos ao final da intervenção, resultados esses que foram da redução do peso corporal de 97.6kg a 79 kg, redução do % de gordura de 40.5% para 29%, redução da pressão arterial em repouso de 140mmHg por 90mmHg para 120mmHg por 8mmHg, além da conquista da aluna de correr uma prova de 5km. A experiência vivenciada, os resultados encontrados e relatos de alegria da aluna foram motivadores para a produção deste relato e com isso, conclui que houve uma grande contribuição para o meu crescimento pessoal e profissional, agregando conhecimentos teóricos e pratico e principalmente percebendo a cada aula que nós professores somos incentivadores de pessoas.
Descrição: LIMA, R. C. de A. Relato de experiência desenvolvido em intervenção de treinamento individualizado combatendo a obesidade. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17906
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Cézar de Almeida Lima.pdfPDF - Rodrigo Cézar de Almeida Lima8.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.