Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17914
Título: Nível de atividade física da população e avaliação ambiental dos logradouros utilizados para a prática na cidade de Lagoa Seca – PB
Autor(es): Leão, Romário José Araújo
Palavras-chave: Atividade física
Sedentarismo
Condições ambientais
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: O estudo teve por objetivo descrever o nível de atividade física da população e avaliar as condições ambientais dos logradouros utilizados para a prática na cidade de Lagoa Seca – PB. A pesquisa foi caracterizada como transversal, do tipo descritiva e exploratória. A amostra foi constituída por 147 pessoas, de ambos os sexos e idades variadas, maiores de 18 anos, moradores da zona urbana de Lagoa Seca-PB. Como instrumentos foram utilizados: o questionário IPAQ (MATSUDO et al; 2001), dados sociodemográficos e a avaliação ambiental, proposta por Bortoni et. al; (2012). Os instrumentos foram aplicados em locais específicos de maior fluxo de pessoas e o ambiente foi avaliado através da observação de utilização para a prática de atividades físicas. Os dados foram organizados e analisados no Programa SPSS versão 20.0, através dos recursos da estatística descritiva e medidas de comparação. O estudo identificou que o nível de atividade física da população é relativamente baixo já que apresenta um percentual de 55,4% da população, caracterizadas como sedentárias, a faixa etária mais ativa foi entre os 36 a 45 anos (65,%), sendo que as mulheres (54,2%) mostraram-se mais ativas que os homens (35%) e, a caminhada foi a principal modalidade adotada pela população. O único ambiente público utilizado para a prática de atividades físicas foi considerado inadequado para tal, pois apresenta iluminação precária, bem como irregularidades, obstáculos permanentes e provisórios e buracos nas calçadas. Portanto, faz-se necessário o investimento do poder público na oferta de um ambiente adequado para que a população possa ter um comportamento mais ativo, na prática de atividades física, com mais opções de modalidades, bem como orientação de profissionais da área.
Descrição: LEÃO, R. J. A. Nível de atividade física da população e avaliação ambiental dos logradouros utilizados para a prática na cidade de Lagoa Seca – PB. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17914
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário José Araújo Leão.pdfPDF - Romário José Araújo Leão9.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.