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dc.contributor.authorNóbrega Júnior, Luciano Pinheiro da-
dc.date.accessioned2018-12-18T15:42:16Z-
dc.date.available2018-12-18T15:42:16Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.identifier.otherCDD 616.398-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17921-
dc.descriptionNÓBREGA JÚNIOR, L. P. da. Impacto da intervenção do vídeo game ativo, em adolescentes com sobrepeso ou obesidade, nos indicadores antropométricos. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O VGA é uma tecnologia para entretenimento que ao mesmo tempo promove realização de atividade física através de jogos eletrônicos. Podendo ser utilizado como ferramenta para melhorar os parâmetros antropométricos, índice de massa corporal e da circunferência abdominal, através do aumento dos níveis de atividade física e aumento do gasto energético, com repercussões diretas nas principais variáveis associadas à obesidade. OBJETIVO: Avaliar o impacto da intervenção do vídeo game ativo nos indicadores antropométricos de adolescentes com sobrepeso ou obesidade da rede pública de ensino, do município de Campina Grande – PB. METODOLOGIA: Estudo de intervenção com VGA durante 4 semanas envolvendo 52 adolescentes escolares com sobrepeso ou obesidade, entre 15 e 19 anos. Durante a semana os adolescentes deviam realizar 3 sessões de exercício através do Just Dance, durante 50 minutos, totalizando até 24 sessões no final da intervenção. Os dados antropométricos (peso, estatura, circunferência abdominal) foram coletados em dois momentos, antes (Semana 0) e no fim da intervenção (Semana 4) e a intervenção realizada entre outubro a novembro de 2016. RESULTADOS: Houve uma diminuição significativa da circunferência abdominal no sexo masculino (84,62 [10,7] – 82,9 [8,7], p=0,001). CONCLUSÃO: O VGA pode ser utilizado como ferramenta para diminuição da deposição da gordura abdominal. Estudos com períodos mais prolongados devem ser realizados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Carla Campos Muniz Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectVideo Game Ativopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.titleImpacto da intervenção do vídeo game ativo, em adolescentes com sobrepeso ou obesidade, nos indicadores antropométricospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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