Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17929
Título: Contribuições da prática da natação e atividades aquáticas para o desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista – TEA
Autor(es): Cruz, Alexandre de Souza
Palavras-chave: Natação
Atividade aquática
Transtorno de Espectro Autista - TEA
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: O Transtorno Espectro Autista- TEA e observado como um transtorno global do desenvolvimento que influencia diretamente a aquisição de habilidades comunicativas, comportamentais e sociais. Na busca do desenvolvimento global da criança com transtorno de espectro autista as pratica esportivas oferecem um ambiente propicio ao processo de inclusão e favorecimento ao desenvolvimento das capacidades de comunicação e interação. O objetivo de a pesquisa identificar as contribuições da pratica da natação e atividades aquáticas para desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista - TEA. Através de uma revisão sistêmica com artigos científicos publicados entre (2010 e 2017) localizados por meio de pesquisa por palavras-chave, nas bases de dados Google acadêmic, Scielo, Pubmed e Lilacs. Após as buscas e critérios para avaliação foram selecionados 7 artigos que continham em sua totalidade 82 crianças com TEA, com idade entre 3-12 anos. Concluímos que natação e atividades aquáticas para o desenvolvimento da criança com autismo estão associadas ao desenvolvimento da capacidade motoras com aumento da força muscular, resistência flexibilidade e aptidão cardiovascular além de proporcionar uma maior interação e comunicação.
Descrição: CRUZ, A. de S. Contribuições da prática da natação e atividades aquáticas para o desenvolvimento de crianças com Transtorno de Espectro Autista – TEA. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17929
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre de Souza Cruz.pdfPDF - Alexandre de Souza Cruz4.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.