Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17931
Título: Diagnóstico socioambiental da área urbana do município de Gado Bravo – PB
Autor(es): Barbosa, Giceli Ferreira
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Impactos ambientais
Meio ambiente
Gestão de resíduos sólidos
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: Atualmente, grande parte das atividades realizada pela sociedade, principalmente nos centros urbanos, são fatores determinantes dos problemas ambientais, resultando na degradação do meio ambiente e perda de sua qualidade. Dentre os problemas, destacam-se aqueles que envolvem os resíduos sólidos, comumente, decorrentes do consumo excessivo de produtos industrializados e do manejo inadequado, constituindo significativos impactos ambientais negativos. Este trabalho teve como objetivo: realizar o diagnóstico socioambiental da zona urbana do município de Gado Bravo-PB, visando apontar estratégias de intervenção que possam mitigar os possíveis impactos negativos identificados e potencializar os impactos positivos. Para tal, adotou-se a pesquisa qualitativa do tipo exploratória, envolvendo 35 atores sociais e 4 gestores públicos. Os dados foram coletados em duas etapas: na 1ª etapa foi feito um levantamento da realidade socioambiental do município, ressaltando os impactos negativos e as potencialidades através de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos atores sociais. Na 2ª etapa, foram entrevistados gestores públicos com o intuito de identificar as políticas públicas em vigência ou em elaboração para a mitigação e prevenção dos impactos ambientais negativos e valorização das potencialidades presentes no município. De acordo com os dados coletados, entre as potencialidades citadas pelos atores sociais e gestores públicos, destacam-se a agropecuária, o comércio, festividades tradicionais, boa convivência, liberdade, educação e o campo de futebol. O município, porém, não apresenta apenas potencialidades, há muitos problemas, dentre os quais, prevalecem a falta de gestão de resíduos sólidos e de saneamento ambiental. Estes problemas acarretam diversos impactos negativos ao meio ambiente e a saúde da população. Verifica-se que não há preocupação dos gestores locais em reverter este cenário degradante. Há ausência de políticas públicas em elaboração e/ou vigência no município, voltadas à problemática local, e as já existentes não estão sendo postas em prática, como ocorre com a Lei 12.305/10. Para tanto, torna-se urgentemente necessário que aconteça a elaboração e implantação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos atrelado a programas e ações de educação ambiental, e medidas preventivas para evitar os impactos ambientais negativos apontados.
Descrição: BARBOSA, G. F. Diagnóstico socioambiental da área urbana do município de Gado Bravo – PB. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17931
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giceli Ferreira Barbosa.pdfPDF - Giceli Ferreira Barbosa23.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.