Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17935
Título: A influência da atividade física e seus efeitos nos sintomas depressivos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Araújo, André Luís Pereira
Palavras-chave: Sintomas depressivos
Depressão
Exercícios físicos
Atividade física
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A literatura demonstra que a participação em varias formas de atividades físicas esta associada com uma saúde mental positiva e com a melhora da qualidade de vida. A depressão é considerada uma doença de desordem psíquica muito frequente atualmente. Sabe-se que a atividade física é um recurso não farmacológico utilizado para essa finalidade, seus efeitos benéficos desencadeados incluem melhora do estado físico e emocional. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da temática sobre a influência da atividade física e seus efeitos, atuando no tratamento ou prevenção dos sintomas depressivos. Para tanto, foi utilizada uma investigação nas bases de dados LILLACS, SCIELO e Google Acadêmico. Estudos brasileiros, referentes aos anos de 2011 a 2016. A busca eletrônica inicial resultou em 735 manuscritos. Resultando em 16 artigos selecionados que preencheram todos os critérios metodológicos de seleção. Este estudo aborda de maneira geral a relação entre atividade física e os sintomas depressivos sem direcionar nenhum grupo específico, embora tenha sido mencionada a classe de idosos com maior frequência, e incidência maior desses sintomas em mulheres. Verificou-se que os artigos em questão se complementam, trazendo ideias semelhantes, onde a prática de exercícios aeróbios e de força muscular tem uma grande influência e importância como intervenção no tratamento e prevenção dos sintomas depressivos, trazendo consigo efeitos positivos das ações psicológicas, biológicas, funcionais e sociais. Ressaltando a importância dessa influência, juntamente com o trabalho multidisciplinar entre profissionais de Educação Física, Psicólogos e Psiquiatras para o tratamento, redução e prevenção dos sintomas depressivos.
Descrição: ARAÚJO, A. L. P. A influência da atividade física e seus efeitos nos sintomas depressivos: Uma revisão sistemática. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17935
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Luís Pereira Araújo.pdfPDF - André Luís Pereira Araújo14.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.