Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17956
Título: "Melhor se tivesse nascido menino": o discurso como instrumento de dominação em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Autor(es): Sousa, Sofia Isbelo de Melo e
Palavras-chave: Análise literária
Discurso
Racismo
Instrumento de dominação
Mulher negra
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral categorizar o discurso em diferentes modos de operação de ideologia a partir da análise da obra Americanah, escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, a fim de entender de que maneira o discurso é utilizado como instrumento de dominação dentro da sociedade patriarcal-racista-capitalista representada no corpus. Para isso, selecionamos treze trechos considerados relevantes para a obra e os dividimos em i) a legitimação do discurso, ii) a dissimulação do discurso, iii) a unificação do discurso, e iv) a fragmentação do discurso – categorias explicitadas por Thompson (2011) em Ideologia e Cultura Moderna, utilizado como base metodológica para o trabalho Além dele, as bases teóricas utilizadas para análise do material foram: Saffioti (1987), para a maneira de entender o modelo social no qual estamos inseridos, Almeida (2018), Davis (2016), Thibes e Carvalho (2013) com definições de racismo estrutural e como a dominação atua no âmbito das mulheres negras; bem como Foucault (1996) com a correlação de discurso e dominação ideológica. Após a análise dos dados, foi possível notar a utilização mais frequente dos modos de dissimulação e fragmentação, que demonstram a maneira que os modos de operação de ideologia atuam de forma que o grupo social subalterno – ou seja, mulheres e negros e negras, esteja em constante desunião ao tempo que se inserem no discurso ideológico do grupo social dominante.
Descrição: SOUSA, S. I. de M. "Melhor se tivesse nascido menino": o discurso como instrumento de dominação em Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17956
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sofia Isbelo de Melo e Sousa.pdf951.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.