Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17962
Título: O encontro da teoria acadêmica e da prática profissional na experiência de professores, enquanto licenciados em Ciências Biológicas
Autor(es): Souza, Renata Luiza França de Araújo
Palavras-chave: Formação de professores
Prática docente
Ensino de Ciências
Data do documento: 30-Ago-2017
Resumo: É de fundamental importância o preparo inicial à docência, mas também o levantamento da visão e reflexão individual e coletiva de profissionais estudantes-licenciandos, futuros recém- formados, sobre a responsabilidade do ser docente, a construção da identidade profissional e a aproximação com a realidade na área na qual atua. O presente trabalho consiste no estudo do encontro entre a teoria acadêmica e a prática profissional do Ensino de Ciências e Biologia com licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, a prevalecer, neste artigo, suas primeiras experiências e reflexões a respeito da importância em sua formação inicial como professores a partir de vivências iniciais. Tem como objetivo viabilizar um levantamento de teoria acadêmica e a prática profissional no ensino de Ciências e Biologia a concepção de ação participativa referenciada durante as primeiras experiências vividas nas escolas e colégios em que os licenciandos em Ciências Biológicas trabalham. A abordagem realizada neste trabalho é o método qualitativo, com embasamentos bibliográficos, fazendo uma pesquisa de questionamentos iniciais com educadores contratados. Analisou-se a incorporação do conhecimento acadêmico universitário teórico e a sua adequação, por profissionais ainda em formação, às aplicações práticas nos órgãos em que trabalham, adquirindo múltiplos conhecimentos na formação profissional inicial, crítica e reflexiva, baseada em um paradigma emergente que vai ao encontro das necessidades atuais de educação ao campo de ensino. Por meio de entrevistas semiestruturadas, três estudantes do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, foram convidados a realizarem seus relatos pessoais das primeiras experiências vividas em salas de aulas do ensino fundamental e médio. Os relatos presentes apontam para uma heterogeneidade das turmas e dificuldades em aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos frente a prática cotidiana da sala de aula, os entrevistados relataram ainda a falta de infraestrutura nas unidades escolares em que trabalham com relação aos recursos didáticos pedagógicos. Os entrevistados admitiram que mesmo com as dificuldades encontradas, tem esperança na educação como caminho para transformação cidadã.
Descrição: SOUZA, R. L. F. de A. O encontro da teoria acadêmica e da prática profissional na experiência de professores, enquanto licenciados em Ciências Biológicas. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17962
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Luiza França de Araújo Souza.pdfPDF - Renata Luiza França de Araújo Souza10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.