Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17963
Título: Por que o Aedes aegypti é um vetor tão eficiente na transmissão de doenças? Uma revisão literária
Autor(es): Galdino, Steffany Larissa da Silva
Palavras-chave: Aedes aegypti
Arboviroses
Epidemiologia
Data do documento: 11-Ago-2017
Resumo: O Aedes aegypti é considerado um vetor de grande importância epidemiológica sendo considerado um grande desafio na área de saúde pública no país, devido principalmente a sua alta capacidade de transmissão de doenças. Objetivou-se neste trabalho revisar na literatura científica as possíveis causas que potencializam sua capacidade de transmissão a diversas arboviroses. Como procedimento foi realizada uma revisão sistemática de trabalhos publicados nas bases de dados (SciELO, Lilacs e Google acadêmico) através de descritores referentes ao Aedes aegypti e suas implicações epidemiológicas. Ao final, foram selecionados 59 artigos que corresponderam aos critérios de interesse. Como resultado foi observado que os principais fatores que respondem o questionamento do trabalho são: adaptações do vetor, sua estreita relação com a espécie humana, relação vírus x vetor eficiente, flexibilidade no seu modo de vida, a alta capacidade reprodutiva e um controle biológico ineficaz. Portanto devido à ampla distribuição que esse vetor apresenta no território nacional torna-se essencial a elaboração de estratégias de controle, monitoramento e fiscalização mais eficientes, uma vez que se não ocorrer de forma devida, o Aedes aegypti continuará trazendo sérias implicações para a saúde pública, além de consumir grandes investimentos que poderiam ser destinados a outros setores básicos de desenvolvimento no país.
Descrição: GALDINO, S. L. da S. Por que o Aedes aegypti é um vetor tão eficiente na transmissão de doenças? Uma revisão literária. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17963
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Steffany Larissa da Silva Galdino.pdfPDF - Steffany Larissa da Silva Galdino10.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.