Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17966
Título: O efeito do treinamento resistido na pressão arterial de idosos hipertensos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Lima, Igor Marcell Barros
Palavras-chave: Idoso
Hipertensão
Treinamento resistido
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: A hipertensão arterial (HA) é uma doença de alta prevalência mundial que afeta principalmente pessoas idosas, as quais é talvez a população mais beneficiada pelas mudanças fisiológicas promovidas pelo treinamento resistido (TR). O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sistemática sobre o efeito do TR no controle da pressão arterial (PA) em indivíduos idosos hipertensos. Para isso foi realizado uma revisão sistemática de estudos controlados aleatórios e estudos pilotos publicados entre 2010 e 2017 em 4 bancos de dados eletrônicos (Pubmed, Scielo, Medline e Lilacs) com os descritores “resistance trainig”, “elderly” e “hypertension”. Foram encontrados 48 estudos, desses, 15 foram analisados e selecionados. Os resultados dos estudos analisados sugerem que o TR promove hipotensão pós exercício (HPE) que chegou a alcançar 33 mmHg na pressão artéria sistólica (PAS) e 15 mmHg na pressão arterial diastólica (PAD) e reduz também a PA a longo prazo com média de 11,4 mmHg na PAS e 6,8 mmHg na PAD. Sendo assim, esse estudo conclui que o TR é um modelo de treinamento eficaz e seguro no tratamento da HA em idosos hipertensos.
Descrição: LIMA, I. M. B. O efeito do treinamento resistido na pressão arterial de idosos hipertensos: Uma revisão sistemática. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17966
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Marcell Barros Lima.pdfPDF - Igor Marcell Barros Lima7.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.