Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17967
Título: Somos o que comemos: Calculando calorias por meio de modelagem matemática
Autor(es): Lima, Adriana Alves de Moraes
Palavras-chave: Modelagem matemática
Educação matemática
Alimentação - Calorias
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: Não é novidade que a disciplina de Matemática é vista pela maioria dos alunos como um “bicho de sete cabeças”, um dos motivos para tamanho medo da disciplina é a forma como na maioria das vezes ela é apresentada. Uma aula onde predomina o tradicionalismo, e que, muitas vezes, inibi o aluno de expressar suas ideias. Diante dos avanços tecnológicos, o educador matemático vive o desafio de atrair o aluno para uma aula que o faça sentir interesse pela disciplina de maneira espontânea. A modelagem matemática nos permite ir um pouco mais além de apenas explicar conteúdos e aplicar exercícios, ela nos convida a experimentar a Matemática por meio de situações cotidianas, o que torna a disciplina mais atraente, permitindo que aluno tenha um contato mais concreto com a Matemática na construção do conhecimento por meio de conjecturas e investigações. Esta pesquisa tem caráter qualiquantitativo e tem como objetivo Explorar a Modelagem Matemática como ferramenta de ensino observando os benefícios que ela pode despertar no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Nossa pesquisa foi realizada entre outubro e novembro de 2017 com 24 alunos do 7º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Rangel, da cidade de Ingá – Paraíba, com faixa etária entre 12 e 14 anos. Os dados coletados se deram por meio de Questionários e Observações da atividade desenvolvida pelos alunos. Os Questionários foram analisados e comparados, da mesma forma, a atividade realizada em sala de aula observada pela pesquisadora. Os resultados mostraram que a Modelagem Matemática contribui de maneira eficaz no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno um contato mais direto com o professor podendo assim expor suas ideias de maneira conjunta com os colegas de sala e com o próprio professor de Matemática, o que facilita ao aluno compreender de forma mais atrativa os conceitos matemáticos, e ainda mais, conhecer também ambientes de investigação relacionados a outras áreas de conhecimentos.
Descrição: LIMA, A. A. de M. Somos o que comemos: Calculando calorias por meio de modelagem matemática. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17967
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Alves de Moraes Lima.pdfPDF - Adriana Alves de Moraes Lima14.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.