Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17972
Título: Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática
Autor(es): Gomes, Edinalva Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Jogos matemáticos
Matriz
Progressão aritmética
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: Este trabalho tem como proposta a utilização de jogos matemáticos no ensino médio, tendo em vista a grande dificuldade encontrada pelos professores de Matemática para inovar em sala de aula, em especial no ensino médio, o que vem sendo uma grande preocupação para a comunidade educacional. Dessa forma, o objetivo geral é estimular a aprendizagem dos conteúdos já estudados a partir da utilização de jogos matemáticos, de maneira significativa, por alunos do ensino médio. Além disso, exaltamos a importância da inovação em sala de aula. Portanto, trazemos aqui um pouco da discussão acerca deste assunto e a aplicação de dois jogos matemáticos: os jogos “Qual é a matriz?” e “Formando PA”. Trata-se de dois jogos de conhecimento de minha autoria em que os alunos desenvolvem sua própria atividade jogando e testando seus conhecimentos. Estes jogos foram aplicados na Escola Estadual João da Silva Monteiro, em uma turma do 2° ano e em duas turmas do 1° ano, nas quais foram ministradas aulas expositivas com os alunos no primeiro momento, e depois foram aplicados os jogos. Os alunos testaram seus conhecimentos, construindo sua própria atividade de forma lúdica. Foi possível fazer associações do conteúdo estudado com o cotidiano, testar conhecimentos e gerenciar a própria atividade. Assim, foi favorecida uma maior interação entre alunos e professor, melhorando a compreensão e abrindo espaço para a construção do conhecimento.
Descrição: GOMES, E. F. Jogos matemáticos no Ensino Médio: Um estímulo à aprendizagem matemática. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17972
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edinalva Ferreira Gomes.pdfPDF - Edinalva Ferreira Gomes13.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.