Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17973
Título: Fármacos de combate ao câncer: Possíveis aplicações no ensino de Química Orgânica
Autor(es): Batista, Edgley Alves
Palavras-chave: Ensino de Química
Química orgânica
Moléculas
Funções orgânicas
Data do documento: 29-Ago-2017
Resumo: A execução de atividades educacionais está atada a grandes desafios. Nos deparamos com desafios em que envolve a oferta de um ensino que promova diálogos relacionados a ciência e com suas aplicações tecnológicas, sociais, políticas, étnicas, religiosas, econômicas e ambientais. Diante das dificuldades no ensino e aprendizagem de química orgânica, a contextualização e a interdisciplinaridade pautadas no cotidiano dos alunos é uma alternativa que pode cativar os alunos nas aulas de química. Nessa perspectiva, este trabalho possibilita de mostrar como vincular o tema gerador câncer nas aulas de Química orgânica na educação básica, especificamente para aulas sobre as funções orgânicas. Inicialmente a pesquisa objetiva-se sobre associar moléculas com algum tipo de câncer. A triagem de referências contemplou artigos que mostrassem a estrutura molecular de tais substâncias. Em relação ao percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo investigativo, visando obter sugestões de inclusão de moléculas pertinentes a algum tipo de câncer. Entre as referências encontradas, destacamos o site PubChem como uma opção para fomentar tanto informações sobre as moléculas como também a visualização das estruturas. Entre as moléculas escolhidas, fundamentaram-se algumas informações e constatou-se que a utilização dessas moléculas podem ser utilizadas nas aulas sobre o conteúdo de funções orgânicas.
Descrição: BATISTA, E. A. Fármacos de combate ao câncer: Possíveis aplicações no ensino de Química Orgânica. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17973
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edgley Alves Batista.pdfPDF - Edgley Alves Batista7.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.