Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17975
Título: Efeitos do treinamento resistido com pesos sobre a coluna lombar
Autor(es): Silva, Phelippe Souza
Palavras-chave: Treinamento resistido
Treinamento de força
Coluna lombar
Musculação
Data do documento: 2018
Resumo: Atualmente a prática do Treinamento Resistido com Pesos-TRP é procurado por muitos como forma de se obter um estilo de vida saudável e boa aparência. Entretanto há relatos de pessoas que sentem dores lombares devido a sua prática, como há também, quem relate que suas dores lombares diminuíram após a prática do treinamento. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, realizar uma revisão bibliográfica sobre os Efeitos do Treinamento Resistido com Pesos sobre a Coluna Vertebral em sua porção lombar. Utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica a partir de repositórios acadêmicos, utilizando-se busca no Google Acadêmico, a partir dos descritores: Treinamento Resistido, Musculação, Coluna Vertebral e Coluna Lombar. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2005 a 2018, e obras bibliográficas das áreas de anatomia e treinamento. Como resultados, foram selecionados 8 artigos para comporem esta revisão, o critério para a seleção foi a presença das palavras chave em seus títulos, e a delimitação de sua discussão apenas sobre a coluna lombar. Pôde-se verificar que o TRP pode acarretar danos a coluna lombar quando não são respeitadas as sobrecargas e a biomecânica dos exercícios de musculação. Como também sua utilização como recurso terapêutico e forma de prevenção de quadros álgicos tanto agudos, como crônicos, desde que sejam respeitadas as individualidades de cada praticante.
Descrição: SILVA, P. S. Efeitos do treinamento resistido com pesos sobre a coluna lombar. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17975
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Phelippe Souza Silva.pdfPDF - Phelippe Souza Silva5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.