Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17977
Título: Influência da atividade física no desenvolvimento psicomotor de crianças
Autor(es): Silva, Helton da
Palavras-chave: Desempenho psicomotor
Educação infantil
Aprendizagem
Data do documento: 28-Set-2018
Resumo: Introdução: A educação infantil é a primeira fase por onde a criança passa e junto a isso ela tem grandes responsabilidades no crescimento e desenvolvimento infantil. Aliado a seu crescimento forma-se um paralelismo com a psicomotricidade onde a mesma é aliada com aspectos lúdicos em brincadeiras e fornecem a criança estímulos a atos motores, expressão e ampliação de habilidades. Objetivo: Compreender a importância da educação física e os aspectos inerentes ao desenvolvimento psicomotor na infância. Método: O presente estudo tem como característica uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, com caráter qualitativo. Respectivamente, elas abarcam ideias que aprofundam a pesquisa, sendo elas o levantamento bibliográfico sobre o assunto, o registro e descrição dos fatos observados sem interferência, a reunião e análise das informações que servirão como base para construção do estudo e a identificação e análise dos dados que não podem ser mensurados numericamente. Resultados e discussões: É necessário propiciar a cada criança a oportunidade de poder desenvolver da melhor forma a suas próprias potencialidades, motoras e intelectuais. Cabe ressaltar também, a importância da participação do educador no dia- a-dia de cada aluno, e que venha a conhecer às características das faixas etárias, seus interesses e necessidades. É fundamental que o professor elabore atividades que colabor em para a construção do desenvolvimento psicomotor e que visem sempre um avanço com relação aos níveis do processo de construção da escrita. Conclusão: Com isso, percebe-se a importância das atividades físicas correlacionadas aos aspectos psicomotores das crianças, uma vez que, as mesmas necessitam de cuidados ao ser trabalhado tais aspectos, pois de acordo com seu crescimento e seu aumento de faixa etária necessita-se de um acompanhamento e uma avaliação mais ampla para cada atividade a ser trabalhada.
Descrição: SILVA, H. da. Influência da atividade física no desenvolvimento psicomotor de crianças. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17977
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helton da Silva.pdfPDF - Helton da Silva7.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.