Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17979
Título: Transtornos do espectro autista (TEA) e a Educação Física Escolar: Uma ênfase aos desafios e estratégias para a inclusão
Autor(es): Cruz, Alexandre de Souza
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação especial
Autismo
Data do documento: 17-Set-2018
Resumo: Ao discutirmos sobre a inclusão dos alunos com transtorno de espectro autista- TEA no ambiente educacional regular devemos elencar as diversas possibilidades de promoção de uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos; mas, para que isso ocorra, torna-se necessário a criação de condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento de potencialidades que vá além do bom acolhimento no ambiente educativo. Nesse processo a Educação Física escolar torna-se uma ferramenta de interação, comunicação para inclusão desses alunos. Desta forma o estudo objetivou analisar os principais desafios e estratégias para a inclusão de alunos com transtornos do espectro autista (TEA) nas aulas de educação física da Rede Municipal Ensino de Campina Grande-PB. Caracterizando se como do tipo descritivo, utilizado de abordagem quali-quantitativa. A amostra foi composta por 30 professores educação física da rede municipal de Campina Grande-PB, de ambos os sexos. Foram utilizado para obtenção de dados um questionário semiestruturado impresso e on-line enviado aos e-mails dos participantes. Ao analisar e discutir os resultados observamos que a precarização das condições dos espaços destinados às aulas de educação física e a falta de socialização dos autistas; o número excessivo de aluno nas aulas e a falta de capacitação e conhecimentos docente sobre o TEA são os principais desafios enfrentados para a efetivação do processo de inclusão desses alunos. Dentre as estratégias utilizadas destacam-se a utilização de jogos e atividades cooperativas; brincadeiras de roda e atividades com materiais diversificados e colorido nas aulas; como ferramentas pedagógicas que auxiliam a efetivação do processo de inclusão do aluno com TEA nas aulas de educação física escolar. Expressamos assim a necessidade de empenho conjunto de escolas e poderes publicos para proporem ferramentas de formação que auxiliem o professor na efetivação do processo de inclusão de alunos com Transtorno de Espectro Autista nas aulas de educação física.
Descrição: CRUZ, A. de S. Transtornos do espectro autista (TEA) e a Educação Física Escolar: Uma ênfase aos desafios e estratégias para a inclusão. 2018. 32f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17979
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandre de Souza Cruz.pdfPDF - Alexandre de Souza Cruz6.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.