Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17980
Título: Um estudo da Física dos semicondutores na eletrônica da transmissão de dados: Um experimento com LED
Autor(es): Lima, Magna Cely Cardoso de
Palavras-chave: Semicondutores
LED
Optoeletrônica
Transmissão de dados
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: Desde o inicio da utilização do LED no mercado, observamos seus diversos avanços tanto na parte econômica quanto na ambiental. Utilizado inicialmente de forma tímida apenas em aparelhos eletrônicos, hoje temos sua vasta utilização no mercado no ramo da iluminação pela sua eficiência energética e na transmissão de dados. Atualmente temos o diodo emissor de luz, o LED, do inglês “light emitting diode”, como um dispositivo semicondutor cujo funcionamento está associado aos conceitos da Física do Estado Sólido. Neste trabalho de conclusão de curso, a princípio, abordaremos as temáticas associadas a esta área da Física ligada ao comportamento de cristais, conceitos sobre materiais semicondutores, e por fim discutiremos o uso do LED na eletrônica, através de uma abordagem experimental, um aparato que converte o sinal sonoro em luminoso por meio de um sistema óptico contendo um LED e uma fibra óptica em sua estrutura. O experimento visa conectar os conceitos acima citados a uma aplicação dos mesmos em sala de aula, com o objetivo de divulgar e discutir temas como comunicações ópticas, optoeletrônica e semicondutores, que nem sempre são abordados no Ensino Médio e de Graduação. Destacamos a relação entre o comprimento de onda emitido pelo emissor de luz ao tipo de material semicondutor utilizado em sua composição. A variação de emissores de luz emitindo em diversos comprimentos de onda possibilitou a fabricação do WLED (white light emitting diode), que só foi possível após a fabricação do LED azul, sendo este o tema que recebeu o Nobel de Física no ano de 2014.
Descrição: LIMA, M. C. C. de. Um estudo da Física dos semicondutores na eletrônica da transmissão de dados: Um experimento com LED. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17980
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magna Cely Cardoso de Lima.pdfPDF - Magna Cely Cardoso de Lima13.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.