Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17984
Título: Práticas corporais de aventura: Possibilidades e desafios na Educação Física Escolar
Autor(es): Santos, Aracely Martins dos
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Skate
Parkour
Slackline
Práticas Corporais de Aventura - PCA
Data do documento: 19-Set-2018
Resumo: As PCA manifestadas principalmente no tempo atribuído ao lazer e com características mais atrativas e diferenciadas dos esportes tradicionais, vem em grande ascensão e atualmente é um esporte que tem chamado muito a atenção da sociedade. Portanto, a partir da inserção de novas práticas corporais como possibilidade no fazer docente somados ao fenômeno esportivo que legitima a Educação Física, surgem a dúvida quanto à sua importância e viabilidade no âmbito escolar. A pesquisa em questão tem como objetivos identificar produções acadêmicas relacionadas a vivência ou discussões acerca das PCA dentro do ambiente escolar e de maneira específica e mais minuciosa, sistematizar produções de trabalhos acadêmicos em Educação Física Escolar que tratam das PCA enquanto conteúdo da disciplina e discuti-las enquanto possibilidades de vivência nas aulas de Educação Física Escolar a partir da revisão dos trabalhos. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura, utilizando como objeto de estudo modalidades base a partir da viabilidade e praticidade. São elas Slackline, Parkour, Skate e Escalada na Educação Física Escolar, com artigos publicados entre 2010 e 2017. Para este estudo, ainda foi apresentada e discutida a vivência no PIBID para embasar os resultados e discussões. Os resultados encontrados a partir da discussão dos artigos presentes nessa revisão, somados à experiência através da própria vivência, apontam que apesar das PCA serem conteúdos atuais e recentes no contexto escolar, elas podem e devem serem inclusas nas aulas de Educação Física como uma prática corporal que não só representa inovação e estímulo para as aulas, mas que também contribui com o crescimento dos alunos em sua totalidade, onde os mesmos buscam a superação a cada execução e trazem além da evolução das habilidades naturais e capacidades físicas e motoras, o aumento do interesse e participação nas aulas, resultando em benefícios fundamentais para o enriquecimento e inovação da Educação Física Escolar.
Descrição: SANTOS, A. M. dos. Práticas corporais de aventura: Possibilidades e desafios na Educação Física Escolar. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17984
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aracely Martins dos Santos.pdfPDF - Aracely Martins dos Santos11.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.