Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17986
Título: Políticas públicas na promoção de saúde através de práticas corporais e atividade física: Uma experiência com base no Programa Saúde na Escola
Autor(es): Silva, Aluska da
Palavras-chave: Programa Saúde na Escola
Educação Básica
Práticas corporais
Atividade física
Data do documento: 27-Set-2018
Resumo: O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, construído para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira à integração e articulação permanente da educação e da saúde. Por meio de ações de Promoção da Saúde, de prevenção de doenças e agravos e de atenção à saúde, contribui para a formação integral dos estudantes com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Sua maior importância reside na diversidade de ações possíveis para preservar e aumentar o potencial do individuo e social de eleição entre diferentes formas de vida mais saudáveis. Portanto, este estudo teve por objetivo Propor, desenvolver e analisar uma intervenção através das Práticas Corporais e Promoção da saúde, a partir da proposta do Programa Saúde na Escola - PSE. O qual foi realizado através de uma pesquisa ação, de caráter qualitativo, envolvendo alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola do município de Barra de Santana – PB. Nesta intervenção podemos observar vários pontos convergentes entre os ramos da educação e saúde, o que enriquece o meio acadêmico. Como também os conceitos circunscritos sobre saúde tomados pelo estudo puderam ser elaborados quanto ao que vem a ser objeto de cuidadosa reflexão, onde seu intuito foi atuar de forma coerente no sentido de contribuir efetivamente na formação dos educandos e escolha por um estilo de vida saudável e melhor qualidade de vida. Assim podemos concluir que esta pesquisa foi possível não apenas refletir, mas também diminuir as distâncias entre o Profissional de educação física e o professor da rede básica de ensino possibilitando a interlocução com a Educação Física escolar.
Descrição: SILVA, A. da. Políticas públicas na promoção de saúde através de práticas corporais e atividade física: Uma experiência com base no Programa Saúde na Escola. 2018. 53f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17986
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska da Silva.pdfPDF - Aluska da Silva17.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.