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dc.contributor.authorCosta, Thayse Borges-
dc.date.accessioned2018-12-18T18:56:34Z-
dc.date.available2018-12-18T18:56:34Z-
dc.date.issued2018-09-13-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17988-
dc.descriptionCOSTA, T. B. Educação infantil: Proposta curricular para Educação Física na rede municipal de Campina Grande – PB. 2018. 50f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractNeste abordaremos a temática referente ao currículo de Educação Física na educação infantil, considerando três abordagens que se enquadram nas propostas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e documentos que norteiam a área para desenvolvimento de três propostas metodológicas. A elaboração do mesmo é pautada na realidade de escolas públicas da rede municipal de Campina Grande – PB. Objetivando contextualizar o papel da criança na educação básica traremos em primeiro momento um resgate histórico com respaldo documental da Lei de Diretrizes e Bases - LDB e Base Nacional Comum Curricular- BNCC, sendo este segundo o documento norteador para desenvolvimento desta proposta. Estando inserida sócio e politicamente nas unidades de ensino a Educação Física através de seus conteúdos deve, assim como as demais disciplinas, adequar-se as novas propostas lançadas na BNCC. Partindo da convicção de uma educação sistematizada de forma espiralar, trazemos neste a distribuição dos conteúdos da Educação Física para educação infantil especificamente para turmas de Pré I e Pré II referentes a crianças pequenas de 4 a 5 anos e 11 meses. Por acreditar na necessidade de estruturar as práticas referentes a esta disciplina desde o início da educação básica e visando preencher lacunas e contribuir para uma formação omnilateral, lançamos três propostas, acreditando na sensibilidade e conhecimento do professor a respeito da necessidade prioritária da instituição na qual atua e na contribuição destas abordagens frente ao que os documentos propõem trazemos, então, a abordagem desenvolvimentista com sua visão voltada a evolução do movimento através da repetição e valorização da técnica; a abordagem critico-superadora com os conteúdos da cultura corporal e contribuindo para o desenvolvimento sem divisões entre corpo e mente contribuindo para educação critico/reflexiva e, finalizando trazemos a abordagem da psicomotricidade também pautada na evolução do movimento, porém, sem caráter tecnicista. Para tal pautamos nossa proposta nos princípios da pesquisa bibliográfica feita através de referências já revisadas, assumindo a mesma um caráter qualitativo e descritivo. Pensar a educação não é uma tarefa fácil, exige responsabilidade e a busca constante por conhecimentos que façam do ensino um instrumento de formação humana/social. Não estando alheia a tal fator a Educação Física caminha rumo a uma nova perspectiva que rompe as barreiras do esportivismo ou do movimentar-se sem significado/objetivo definido. Precisamos ir além e assumir práticas que somem não só fisicamente, desta forma aqui estão presentes três propostas focando em seus objetivos e consequentemente diferentes metodologias e conhecimentos, sendo atribuída ao professor a função de elencar a que supra suas necessidades e principalmente priorize o aluno e o contexto em que se insere.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleEducação infantil: Proposta curricular para Educação Física na rede municipal de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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