Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18012
Título: Exercícios aeróbios e sua influência no processo de emagrecimento: Uma revisão narrativa
Autor(es): Apolinário, Tiago Lopes
Palavras-chave: Exercícios aeróbios
Treinamento aeróbio
Emagrecimento
Data do documento: 14-Set-2017
Resumo: Sabemos que quando se trata de prescrição de exercícios físicos para perda de gordura corporal o destaque sempre foi e de certa forma e ainda é, os exercícios aeróbios, o presente estudo veio analisar se realmente essa é uma estratégia eficaz para induzir o emagrecimento. Na pré-história o homem era constantemente induzido a praticar atividades físicas devido a necessidade de caçar seu alimento, fugir de predadores, lutar etc. Por sua vez, sua vida nômade acabava por impulsionar isso mais ainda, durante muito tempo nosso corpo adaptou- se a armazenar energia em forma de gordura para suportar os momentos de escassez. Com o passar dos séculos acabamos por desenvolver a agricultura e mais tarde a indústria e com ela a facilidade de produzir, transportar e armazenar alimento. Silva (1990) apud Dantas (2003). São tidos como exercícios aeróbios, segundo Mc Ardle (1998), aqueles realizados de maneira contínua que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia, sob a forma de adenosina trifosfato-ATP, para geração de trabalho muscular. Devido a constante dúvida sobre a real eficácia dos exercícios aeróbios, fez com que o presente estudo viesse a ser produzido. Teve como metodologia a análise de 10 estudos que se enquadravam nos critérios de inclusão e é caracterizado como de revisão narrativa, tendo como objetivo verificar se os exercícios aeróbios são realmente eficientes para induzir o emagrecimento. Como podemos perceber nessa revisão, os exercícios aeróbios não são o “santo grau” do emagrecimento, os estudos que os coloca como uma boa estratégia para o emagrecimento estão desatualizados e as novas pesquisas nos mostra isso, devemos assim então rever nossos conceitos na hora de prescrever exercícios visando a redução de peso.
Descrição: APOLINÁRIO, T. L. Exercícios aeróbios e sua influência no processo de emagrecimento: Uma revisão narrativa. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18012
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Lopes Apolinário.pdfPDF - Tiago Lopes Apolinário5.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.