Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18016
Título: Uso de plantas medicinais por pacientes da Estratégia Saúde da Família Equipe-E no Centro de Saúde em Fagundes - PB
Autor(es): Garcia, Maria Nazaré de Oliveira Lima
Palavras-chave: Plantas medicinais
Saúde da família
Toxicidade
Data do documento: 20-Set-2017
Resumo: A falta de conhecimento da toxicidade de espécies de plantas medicinais utilizadas habitualmente, pode levar a consequências sérias, causando distúrbios aos organismos e por essa razão devem ser usadas com cuidado, respeitando seus riscos toxicológicos. Se utilizadas durante a gravidez, em que a vida da mulher requer cuidados especiais. Os efeitos mais preocupantes do uso indiscriminado de plantas medicinais são embriotóxico, teratogênico e abortivo, uma vez que, os constituintes da planta podem atravessar a placenta. Este trabalho buscou identificar quais as plantas medicinais mais utilizadas por pacientes do Programa Estratégia Saúde da Família equipe E, Fagundes- PB e os riscos que sua ingestão pode oferecer durante o período gestacional e lactação. A mesma foi realizada com pacientes atendidos pela equipe do centro de Saúde. Esta investigação foi realizada no período de janeiro a agosto de 2017, apresentando como público alvo pacientes do programa de Estratégia Saúde da Família equipe E, localiza da no município de Fagundes –PB. Metodologicamente a pesquisa define-se como qualitativa quantitativa, já que se deseja identificar os riscos e em seguida trazer o conhecimento das plantas contraindicadas na gravidez e lactação. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado aos entrevistados. As plantas mais citadas foram: Peumus boldus Molina (Boldo), Chamomilla recutita (L.), Rauschert (Camomila), Chenopodium ambrosioides L. (Mastruz), Lippia alba (Mill.) N. E. Br (Erva Cidreira), Ruta graveolens L. (Arruda), Cinnamonium zeylanicum Blume. (Canela), dentre outras, que podem provocar danos ao feto e a gestante. Embasadas teoricamente, se pode perceber a importância de estudos em comunidades. A partir deste estudo conclui-se que, para a maioria das plantas medicinais desta pesquisa, não há dados a respeito da segurança de seu uso durante a gravidez.
Descrição: GARCIA, M. N. de O. L. Uso de plantas medicinais por pacientes da Estratégia Saúde da Família Equipe-E no Centro de Saúde em Fagundes - PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18016
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Nazaré de Oliveira Lima Garcia.pdfPDF - Maria Nazaré de Oliveira Lima Garcia14.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.