Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Rebeca Valeska Soares-
dc.date.accessioned2018-12-19T15:08:33Z-
dc.date.available2018-12-19T15:08:33Z-
dc.date.issued2017-10-17-
dc.identifier.otherCDD 617.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18019-
dc.descriptionPEREIRA, R. V. S. A preceptoria nos serviços de média e alta complexidade como cenário de aprendizagem na formação em Odontologia. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA preceptoria é inegavelmente um dos pilares mais importantes no processo da integração ensino-serviço oportunizando a prática de diversas competências profissionais e propondo uma nova forma de pensar a formação. Partilhar experiências, articular teoria e prática de forma dinâmica e participativa, incentivar o estudante induzindo-o a uma abordagem integral do paciente e comprometimento com a equipe de saúde, o serviço e o SUS, são práticas que proporcionam ganhos no processo de aprendizagem. Esta pesquisa objetivou traçar o perfil de competências e habilidades dos Cirurgiões-dentistas que atuam nos serviços públicos de atenção secundária e terciária à saúde na cidade de Campina Grande - PB a fim de identificar as características e expectativas acerca do exercício da preceptoria. Tratou-se de uma pesquisa observacional, quantitativa, descritiva, do tipo transversal, desenvolvida por meio de pesquisa de campo, através do levantamento de dados e aplicação de questionário. Após tabulação, processamento e análise dos dados, obteve-se: A maioria dos profissionais tinha até 37 anos de idade (55,9%), sendo do sexo masculino (52,9%), com tempo de formação igual ou inferior há 13 anos, assinalando que a integração ensino-serviço é extremamente importante (70,6%), nunca participou de formação para preceptores (67,6%). Todos os profissionais com menor tempo de formação relataram sentir-se preparados para a função de preceptoria e nesse aspecto, a maioria que desejou atuar como preceptor (92,0%), afirmou sentir-se preparado para a função de preceptoria. Os participantes compreendem a integração ensino-serviço como potencial estratégia colaboradora do processo de mudança de práticas na formação em saúde, demonstrando desejo de atuar na preceptoria e participar de programas de capacitação em educação permanente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rilva Suely de Castro Cardoso Lucaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreceptoriapt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.titleA preceptoria nos serviços de média e alta complexidade como cenário de aprendizagem na formação em Odontologiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rebeca Valeska Soares Pereira.pdfPDF - Rebeca Valeska Soares Pereira13.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.