Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18020
Título: Elaboração de um guia farmacoterapêutico de medicamentos antineoplásicos pediátricos
Autor(es): Brandão, Joycyelly Gomes Abdala
Palavras-chave: Farmacoterapia
Farmácia hospitalar
Antineoplásicos
Atenção farmacêutica
Data do documento: 27-Out-2017
Resumo: Introdução: O crescimento desordenado das células, bem como a invasão de tecidos e órgãos de maneira rápida e incontrolável, origina uma massa de células malignas denominada de tumor ou neoplasia, principais características do câncer. Essas características tornam o câncer uma das doenças mais agressivas e devastadoras, sendo considerada a maior causa de mortes por doença em crianças e adolescentes do 0 ao 18º ano de vida. Nessa faixa etária, a terapêutica que apresenta melhor resposta é a quimioterapia antineoplásica, que pode ser feita isoladamente ou em conjunto, chamada de poliquimioterapia. Nesse âmbito, a atuação do profissional farmacêutico é de suma importância, bem como a seleção e padronização dos medicamentos usados na quimioterapia antineoplásica, promovendo o uso racional destes. Objetivos: Selecionar e padronizar medicamentos antineoplásicos, culminando na construção de um guia farmacoterapêutico para o setor de oncologia pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). Metodologia: Foi um estudo descritivo realizado na oncologia pediátrica do HUAC, Campina Grande - PB, no período de Novembro de 2016 a Abril de 2017. Resultados: Os medicamentos antineoplásicos foram descritos da seguinte forma: nome comercial; apresentação; indicação; contraindicação; mecanismo de ação; dose usual para crianças; ajuste de dose; interações; reações adversas e observações relevantes. Considerações finais: O estudo aqui apresentado demonstrou a importância da seleção e padronização dos medicamentos, bem como a edição do Guia Farmacoterapêutico no ambiente hospitalar, deixando para esta instituição um material completo e adequado para o manuseio e consulta dos farmacêuticos e do corpo clínico.
Descrição: BRANDÃO, J. G. A. Elaboração de um guia farmacoterapêutico de medicamentos antineoplásicos pediátricos. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18020
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joycyelly Gomes Abdala Brandão.pdfPDF - Joycyelly Gomes Abdala Brandão26.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.