Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18021
Título: Efeitos neurofisiológicos da quiropraxia e bandagem elástica funcional em atletas de rugby
Autor(es): Carvalho, Rafaella Santos
Palavras-chave: Estimulação Magnética Transcraniana
Bandagem funcional
Quiropraxia
Data do documento: 5-Out-2017
Resumo: Introdução: O rugby é um esporte de colisão, com alta intensidade e impacto, requer elevado grau de preparo físico para satisfatória performance no jogo e apresenta altos índices de lesão desportiva. A recuperação após lesão está ligada à manipulação de variáveis durante as atividades motoras, que induzem reorganização cortical e alterações neurofisiológicas. Dentre a ampla gama de recursos que o fisioterapeuta desportivo utiliza, estão: terapia manual e bandagem elástica funcional. A quiropraxia, uma conhecida técnica de terapia manual, foca na relação neuro-músculo-esquelética, com abordagem restauradora e preventiva de saúde, melhorando a performance do atleta. A bandagem elástica funcional é uma terapia complementar que auxilia no processo natural da reabilitação ao promover suporte e estabilidade musculoesquelética através de estímulos proprioceptivos sobre a pele. Objetivo: Avaliar os efeitos neurofisiológicos da quiropraxia e bandagem elástica funcional em atletas de rugby. Método: Método: Pesquisa do tipo ensaio clínico com abordagem quantitativa, realizada na Universidade Estadual da Paraíba, com amostra de oito atletas da Equipe Amadora de Rugby de Campina Grande-PB, ambos os sexos, com idade entre 19 e 29 anos. Após assinatura do TCLE e preenchimento do Formulário da Pesquisa, foi realizada avaliação neurofisiológica através da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), baseada nos dados de Limiar Motor (LM) e Potencial Evocado Motor (PEM). Verificou-se a 1RM (repetição máxima) no aparelho Leg Press, para avaliação da força; a avaliação da resistência muscular ocorreu com 80% da carga de 1RM. A intervenção, em uma única sessão, foi composta pelo protocolo de ajustes globais da quiropraxia e aplicação facilitatória da bandagem elástica funcional nos músculos quadríceps femoral e tibial anterior do membro inferior dominante. A reavaliação ocorreu após cinco dias, quando foram retiradas as bandagens e coletados os dados neurofisiológicos e de desempenho físico. Resultados: Ocorreu aumento da excitabilidade cortical após a intervenção com a quiropraxia e a aplicação de bandagem elástica funcional dos atletas, verificado pela redução de 4,74% do valor médio do Limiar Motor, assim como de 3,83% do Potencial Evocado Motor. Na avaliação da 1RM e resistência máxima, percebeu-se aumento médio da força em 7,17% e da resistência muscular em 58,11%. Conclusão: Foi possível concluir que a associação da quiropraxia e a bandagem elástica funcional possui efeitos neuromoduladores e neuromusculares em atletas amadores de rugby, sendo verificado aumento da excitabilidade cortical, aumento da força e resistência muscular de MMII.
Descrição: CARVALHO, R. S. Efeitos neurofisiológicos da quiropraxia e bandagem elástica funcional em atletas de rugby. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18021
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaella Santos Carvalho.pdfPDF - Rafaella Santos Carvalho12.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.