Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18035
Título: Os parâmetros fitossociológicos de um remanescente de caatinga estão correlacionados com o uso etnobotânico local?
Autor(es): Araújo, Fernanda Maria Pinto
Palavras-chave: Etnobotânica
Aparência ecológica
Caatinga
Parâmetros fitossociológicos
Data do documento: 17-Dez-2017
Resumo: A Hipótese da Aparência Ecológica adaptada aos estudos etnobotânicos vem corroborar o entendimento quantitativo sobre estudos em comunidades vegetais de diversas regiões do Brasil. A Caatinga ainda apresenta poucos estudos em relação às pesquisas realizadas em florestas úmidas. Para testar a hipótese aparente utilizou-se o valor de uso, que mede a importância relativa de plantas úteis para comunidade estudada, assim, buscou-se também diferenciar os seguintes valores de Uso VUg (Geral), VUa (atual), VUp (potencial). Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre os parâmetros fitossociológicos e o índice de valor de uso para as espécies presentes na comunidade arbustiva arbórea na Comunidade de Vereda Grande, município de Barra de Santana, localizado no Cariri Oriental Paraibano – PB. A fim de testar a hipótese aparente foram realizados inventários da vegetação e etnobotânico. Os dados fitossociológicos e etnobotânicos foram correlacionados através do coeficiente de Spearman. Observou-se que o VUa apresentou correlação positiva com todos os parâmetros considerados na pesquisa: Densidade relativa (rs=0,72; p<0,01), dominância relativa (rs=0,67; p<0,01), Frequência relativa (rs=0,62; p<0,01) e o Valor de Importância (rs=0,61; p<0,01). Quando isolada por categorias de uso, os parâmetros fitossociológicos apresentaram correlações positivas paras as categorias madeireira e medicinal (rs=0,58; p<0,1). As espécies mais representativas foram Croton blanchetianus Baill. (1045 indivíduos), Poincianella pyramidalis (Tul.) L.P.Queiroz (396) e Aspidosperma pyrifolium Mart. (245). Essas espécies apresentam uma resposta satisfatória para a Hipótese aparente, corroborando os resultados de outros estudos realizados na Caatinga e baseados nos resultados desse estudo. Assim, sugere-se a realização de outras pesquisas que procurem investigar a dinâmica de utilização e extração dessas espécies.
Descrição: ARAÚJO, F. M. P. Os parâmetros fitossociológicos de um remanescente de caatinga estão correlacionados com o uso etnobotânico local?. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18035
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Maria Pinto Araújo.pdfPDF - Fernanda Maria Pinto Araújo10.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.