Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18119
Título: Os arquivos escolares e a construção da memória educacional na escola Corálio Soares de Oliveira - SESI/Bayeux
Autor(es): Fausto, Hadassa Vanessa Ferreira
Palavras-chave: Arquivo escolar
Documentos de arquivo
Memória
Preservação de documentos
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância dos arquivos escolares e a importância da preservação e conservação da documentação, esclarecendo que a preservação dos documentos arquivisticos depende dos procedimentos adotados no acondicionamento e armazenamento físico e na conscientização dos profissionais que integram o corpo de funcionários da instituição e a a importância dos arquivos escolares no processo de preservação da memória escolar, para que assim seja feita a construção da memória educativa partindo de seus arquivos. Nossa investigação é fruto da experiência vivida no Acervo Documental da Escola Corálio Soares de Oliveira - SESI, acervo que é constituído por uma conjuntura das mais variadas tipologias documentais que possa fazer parte do dossiê de aluno, professores e de funcionários, fotografias, materiais pedagógicos administrativos e ainda contém atas e diários de classe, documentos esses com data limite de 1964-2018. Em sua maioria encontram-se em suporte físico. O controle dessa documentação fica na responsabilidade da secretária, mas todo o corpo da Gestão Escolar tem acesso a documentação corrente e intermediária, e dessa forma é necessário enfatizar para todos a importância que elas têm para toda uma sociedade e a necessidade de preservar a memória institucional da mesma, para que nessa sociedade do esquecimento a qual estamos vivenciando possamos estar imunes a uma instituição sem memória e consequentemente sem história.
Descrição: FAUSTO, H. V. F. Os arquivos escolares e a construção da memória educacional na escola Corálio Soares de Oliveira - SESI/Bayeux. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18119
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hadassa Vanessa Ferreira Fausto.pdfHadassa Vanessa Ferreira Fausto11.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.