Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18137
Título: Ecologia reprodutiva e dieta de Hyporhamphus unifasciatus (RANZANI, 1842) (OSTEICHTHYES, HEMIRAMPHIDAE) no estuário do Rio Mamanguape (PB), Brasil
Autor(es): Guedes, Éden Hávila Lima
Palavras-chave: Estuário tropical
Ecologia reprodutiva
Ecologia trófica
Halfbeak
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: Os estuários são locais de grande complexidade por possuir características únicas devido a mistura de água doce e salgada, a este tipo de ambiente, servindo de abrigo a diversas espécies, como proteção, alimentação e reprodução, além disso, tem uma grande importância economicamente. O presente estudo teve como objetivo estudar a espécie Hyporhamphus unifasciatus, no qual se analisou os aspectos reprodutivos e a sua dieta ao longo de um estuário tropical do rio Mamanguape, Paraíba, Brasil. As coletas foram realizadas mensalmente ao longo do gradiente estuarino (superior e inferior) durante o ano de 2016 nas marés diurna de sizígia. As capturas de H. unifasciatus foram feitas em cada zona com duas réplicas. Os peixes foram coletados nos meses de abril, maio, junho (período chuvoso), outubro, novembro e dezembro (período seco). A metodologia de captura empregou dois tipos de redes, a “beach seine” utilizada para realizar três arrastos paralelos a margem durante um período de 3 minutos para padronização, e redes do tipo “fyke” que foram utilizadas três redes que foram armadas na borda do manguezal. Os peixes coletados foram fixados em formol a 10%, depois acondicionados em álcool 70%, identificados com o auxílio da literatura inerente. Para cada amostra foram selecionados no máximo 30 indivíduos. Na análise da biologia reprodutiva foi efetuada uma incisão ventral da região urogenital até a cabeça, e posteriormente foram medidas individualmente (em mm) e pesadas as gônadas. Para determinar a primeira maturação sexual da espécie foi usado o L50, enquanto a proporção sexual foi dada utilizando o qui-quadrado. Para a dieta foi aplicado o Índice de Importância Relativa (IIR) para cada zona, na qual se calcula o IIR através da frequência de ocorrência (FO%), Percentagem numérica (FN%) e Percentagem volumétrica (FV%). A abundância relativa e a biomassa foram maiores na zona superior durante o período da chuva. Na dieta foram analisados 528 estômagos de indivíduos juvenis e adultos e verificou que o maior item alimentar consumido foi Hymnoptera, caracterizando a espécie como especialista nesse item. Para a biologia reprodutiva foram analisadas 304 gônadas, sendo registrado predomínio de fêmeas aos machos (1:1,5). O comprimento da primeira maturação das fêmeas foi de 140 mm, enquanto os machos foram de 136 mm. A espécie apresenta uma desova parcelada, uma vez que há vários lotes de ovócitos de diferentes tamanhos. Os resultados apontam que H. unifasciatus é uma espécie estuarina, que completo todo o desenvolvimento no estuário do Rio Mamanguape, e que sua dieta é constituída principalmente de Hymenoptera, por isso, destacamos a necessidade da preservação das formações vegetais que circundam o estuário para garantir a manutenção e sobrevivência das populações de H. unifasciatus nesse estuário tropical.
Descrição: GUEDES, É. H. L. Ecologia reprodutiva e dieta de Hyporhamphus unifasciatus (RANZANI, 1842) (OSTEICHTHYES, HEMIRAMPHIDAE) no estuário do Rio Mamanguape (PB), Brasil. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18137
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Éden Hávila Lima Guedes.pdfPDF - Éden Hávila Lima Guedes20.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.