Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1814
Título: A atuação do assistente social nas escolas públicas estaduais do município de Campina Grande
Autor(es): Diniz, Adriana Maria Fortunato
Palavras-chave: Assistente Social
Serviço Social na Educação
Políticas Públicas
Atuação Profissional
Serviço Social
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: A escola é uma instituição que tem como função social proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos e diversos conhecimentos. Assim, inserção do Serviço Social no âmbito da educação contribui no processo educativo e na realização de diagnósticos sociais identificando e atendendo as demandas provenientes da questão social vividas cotidianamente pelos alunos. Neste sentido propomos-nos com este estudo apontar como se realiza a atuação do assistente social e investigar acerca da precarização do trabalho desse profissional nas escolas estaduais do município de Campina Grande/PB. A realização da pesquisa com todos seus instrumentos e arcabouços teóricos bem como o resultado final (coleta de dados realizada através de entrevista semi-estruturada e observações sistemáticas, técnica de análise de conteúdo, tabulação dos dados, resultados obtidos e revisão bibliográfica) ocorreu entre os meses de Junho a Dezembro de 2011. Tratouse de um estudo exploratório e descritivo com uma abordagem de natureza qualitativa. A partir da análise dos dados, evidenciou-se o descontentamento dos sujeitos frente à fragilidade do vínculo empregatício da profissão e, ao mesmo tempo, foi possível constatar que as ações desenvolvidas pelo mesmo, ocorrem no âmbito do imediatismo. O que nos chama atenção, para entender que a atuação do Assistente Social nas escolas deve estar voltada para atender às demandas provenientes da Educação, no que tange as políticas educacionais para a garantia de direitos aos alunos e não ser consideras dentro do contexto da sociedade contemporânea capitalista.
Descrição: DINIZ, A. M. F. A atuação do assistente social nas escolas públicas estaduais do município de Campina Grande. 2012. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1814
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Maria Fortunato Diniz.pdfAdriana Maria Fortunato Diniz831.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.