Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18140
Título: Determinação do gênero por meio de medidas morfométricas e segmentação dos seios faciais utilizando TCFC: Revisão de literatura
Autor(es): Machado, Sâmia Mouzinho
Palavras-chave: Odontologia Legal
Seios paranasais
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Em diversas situações há a necessidade de utilizar meios indiretos para a obtenção de uma estimativa do gênero e uma das várias áreas de atuação do Cirurgião-dentista (CD) inclui o auxílio no processo de identificação humana. Tanto os seios maxilares quanto os frontais se mostraram possuidores de características que podem permitir que sejam utilizados como parâmetro para determinação de gênero. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre dimorfismo sexual por meio de mensurações executadas com as TCFCs nos seios maxilares e frontais. Foram selecionados 18 artigos nas bases de pesquisa PubMed e SciELO utilizando os descritores Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, seios maxilares, seios frontais, caracteres sexuais e os termos determinação de gênero/sexo com uso dos operadores booleanos AND e OR na faixa de 2013 a 2018. A análise dos materiais encontrados demonstrou que a determinação do gênero através de exames tomográficos parece ser viável quando utilizados os seios maxilares direitos e esquerdos. Quanto aos seios frontais, não houve evidências concretas de que podem ser utilizados para tal função.
Descrição: MACHADO, S. M. Determinação do gênero por meio de medidas morfométricas e segmentação dos seios faciais utilizando TCFC: Revisão de literatura. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18140
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sâmia Mouzinho Machado.pdfPDF - Sâmia Mouzinho Machado9.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.