Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1816
Título: Gravidez na adolescência: um estudo com as mães puérperas do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA)
Autor(es): Silva, Tâmara de Oliveira
Palavras-chave: Gravidez na Adolescência
Adolescência
Saúde Pública
Serviço Social
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo a gravidez na adolescência e analisar os impactos da gravidez na vida de adolescentes puérperas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida, no município de Campina Grande-PB. A pesquisa realizada é fruto de observações e de uma pesquisa de campo realizadas durante o período de estágio supervisionado em Serviço Social que se deu no período de fevereiro de 2010 a junho de 2011 na referida instituição. Para operacionalização da pesquisa optou-se pelo estudo exploratório, com abordagem quantitativa, pelo uso das técnicas da entrevista semi-estruturada e da observação. Os resultados da pesquisa apontam que as transformações ocorridas na vida de uma adolescente grávida não se resumem apenas as mudanças físicas, mas são também de ordem psicológicas e sociais. A falta de informação sobre o uso dos métodos ainda é muito presente entre as jovens e o casamento ainda é visto como uma saída para amenizar o problema da gravidez na adolescência junto à família e a sociedade. Identificamos também que a falta de perspectivas de vida e a vergonha de estarem grávidas faz com que as entrevistadas desistam dos estudos ainda muito cedo. No geral, a gravidez na adolescência foi vivida de forma difícil e conflituosa por algumas adolescentes e seus familiares, pois trouxe limitações sociais, educacionais e profissionais. Esperamos que a presente pesquisa possa contribuir na elaboração de políticas públicas, visando à prevenção aos agravos da gravidez na adolescência.
Descrição: SILVA, T. de O. Gravidez na adolescência: um estudo com as mães puérperas do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1816
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tâmara de Oliveira Silva.pdfTâmara de Oliveira Silva902 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.