Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18182
Título: Na cibercultura Dilma é um meme: uma análise das construções imagético-discursivas na página Dilma Bolada (2012-2016)
Autor(es): Maximiano, Cilene Pereira
Palavras-chave: Cibercultura
Memes
História
Dilma Rousseff
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa consiste na análise de um fenômeno que foi apropriado nas mídias sociais digitais: O meme, especificamente o meme imagético-discursivo da personagem contida na página do facebook Dilma Bolada. O objetivo é analisar como essa figura atua em diversos eventos históricos entre os períodos de 2012 e 2016 através da apropriação da imagem no momento em que é presidenta e depois ex-presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff. A personagem virtual desenvolveu características próprias com caráter humorístico que atua sobre as perspectivas de uma cultura própria da internet, a cibercultura. O trabalho possuiu três etapas: a primeira a explanação da ideia de memética e do meme que surge com a internet; a segunda é a relação das redes sociais, como funcionam com uma breve análise da página, quem criou, reconhecimento, histórico da página e a terceira é análise de sete memes. A metodologia consiste em uma pesquisa de observação quantitativa com o uso da etnografia digital, além da revisão bibliográfica feita pelos teóricos do tempo presente, do campo da cultura, representação e cibercultura. As análises dos memes aqui nos promove visões de diversos eventos históricos, tais como: Eleições 2010, Manifestações 2013, Copa de 2014, Eleições 2014 e Impeachment de Dilma Rousseff. As análises dos memes consideram relevância de conteúdo confirmada pelas interações com os seguidores, curtidas e compartilhamentos.
Descrição: MAXIMIANO, C. P. Na cibercultura Dilma é um meme: uma análise das construções imagético-discursivas na página Dilma Bolada (2012-2016). 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18182
ISSN: CDD 303.483 3
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cilene Pereira Maximiano.pdfPDF - Cilene Pereira Maximiano6.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.