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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18186
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, André Luiz Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T19:56:27Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T19:56:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18186 | - |
dc.description | SILVA, A. L. S. da. Gíria LGBT como empoderamento linguístico: a construção de sentidos no gênero "meme". 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso do signo gírio é uma maneira de exercer poder, pois, a linguagem e quaisquer manifestações que dela venham baseiam-se no desejo e na vontade do falante/escritor em concretizar suas ações sociais sobre o ouvinte/leitor, sejam elas de aceitação, discriminação, reflexão ou empoderamento. A presente monografia tem o objetivo de analisar o uso da gíria da comunidade LGBT no gênero meme da internet. O vocábulo gírio restrito passa a ser instrumento de ataque/defesa dos sujeitos que não se identificam com o “padrão”, seja ele social ou linguístico. A pesquisa justifica-se pela inquietação em se observar que a comunidade LGBT é sempre tida como marginal, desta maneira, também buscará estabelecer o empoderamento da comunidade LGBT através do seu uso linguístico. O percurso metodológico é de caráter descritivo/interpretativo, o que estabelece a natureza qualitativa da pesquisa. Consideramos os memes enquanto gênero digital novo na esfera social e que são estruturas de caráter cultural. Deste modo, a variação linguística, neste caso, as gírias presentes nos cinco memes em estudo mostram-se significativas para a construção dos sentidos, bem como apontam que a marginalização desta minoria específica acontece por preconceitos culturais e sociais. Esta pesquisa envereda-se pelos preceitos da sociolinguística, dos gêneros textuais/discursivos e da leitura enquanto prática social, desenvolvendo-se à luz dos seguintes autores: Labov (2008), Bagno (2007, 2009, 2014, 2015, 2017), Preti (1984, 2010), Bakhtin (2003), Marcuschi (2005, 2008, 2010), Barreto (2015), Koch & Elias (2006, 2015), Xavier (2010), entre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Iara Ferreira de Melo Martins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Gíria LGBT | pt_BR |
dc.subject | Meme da internet | pt_BR |
dc.subject | Construção de sentidos | pt_BR |
dc.title | Gíria LGBT como empoderamento linguístico: a construção de sentidos no gênero "meme" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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