Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18213
Título: Entre honras e títulos: barões da Parahyba do Norte no Império do Brasil
Autor(es): Leite, Pablo Ricardo da Silva
Palavras-chave: História da Parahyba
Brasil império
Nobreza
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A nobreza era uma ordem social que, ao teatralizar seus gestos e exibir luxo, tinha o objetivo de ditar costumes, definir regras, condenar ou afirmar comportamentos. Dessa forma, buscava se diferenciar dos demais grupos sociais. Ao chegar ao Brasil, D. João VI teve que adicionar a sua corte, transferida para os trópicos, novo elementos. Para cooptar apoio político, utilizou do expediente de agraciar com títulos de nobreza aqueles que possuíam poder econômico e político, uma estratégia mantida por D. Pedro I e D. Pedro II. Inserido nessa lógica, dispomos de relatos biográficos dos Barões de Mamanguape, de Maruá, de Araruna e do Abiahy, vinculados a Província da Parahyba do Norte, para, a partir desses relatos, compreender aspectos da lógica da titulação e alguns elementos das relações de poder na Paraíba do século XIX.
Descrição: LEITE, P. R. da S. Entre honras e títulos: barões da Parahyba do Norte no Império do Brasil. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18213
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PABLO RICARDO DA SILVA LEITE.pdf474.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.