Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18221
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Morgana Mayarah Silva Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-22T17:04:40Z | - |
dc.date.available | 2019-02-22T17:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.114 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18221 | - |
dc.description | LIMA, M. M. S. M. A construção da educação moral no Emílio de Rousseau. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação moral é uma questão que inquieta teóricos há de muito tempo, os movendo a procurar explicações de como se dá a sua formação em meio a contextos psíquicos e sociais. Rousseau analisa essa questão partindo do primado da criança, traçando as fases de seu desenvolvimento e ao mesmo tempo propondo uma educação que considera segura ao ser individual e social. O objetivo desse trabalho foi identificar a partir do livro Emílio, o modo como se dá a construção da educação moral no homem conforme o pensamento de Rousseau. Foi utilizado na pesquisa, materiais bibliográficos, bem como autores que refletiram essa questão a partir do pensamento desse teórico. O pensamento de Rousseau em relação à construção da educação no homem é aqui identificado enquanto inclinações voltadas para a segurança das condutas morais. Tal reflexão se deu mediante uma análise sobre as fases de desenvolvimento do sujeito Emílio, onde se entende a caminhada do indivíduo em direção ao melhor conhecimento de si e a eficiente interiorização do ‘bom’. Compreende-se a busca desse teórico para a formação de um homem ideal que, tendo passado por todas as etapas da educação, desde a negativa até a positiva, se consolidaria em um ser justo estando apto ao convívio em sociedade, visto que seria ao mesmo tempo homem íntegro e incorruptível pelas forças da sociedade e das instituições sociais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Arlindo de Aguiar Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Moral | pt_BR |
dc.subject | Homem | pt_BR |
dc.subject | Rousseau | pt_BR |
dc.title | A construção da educação moral no Emílio de Rousseau | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MORGANNA MAYARAH SILVA MONTEIRO LIMA.pdf | 566.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.