Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18251
Título: Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado
Autor(es): Pontes, Dayana Sousa
Palavras-chave: Aluno
Professor
Ensino
Aprendizagem
Estágio supervisionado
Data do documento: 2018
Resumo: A relação professor/aluno no âmbito escolar é de grande significância para o bom andamento das aulas e o aprendizado de todos os envolvidos no processo educacional. Nos últimos anos, verifica-se nas escolas uma crescente preocupação quanto ao mal comportamento apresentado por alunos de diferentes níveis do ensino. O objetivo geral dessa pesquisa busca conhecer e analisar a relação professor/aluno nas turmas do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manuel Gomes de Souza, Sítio Utinga, Município de Mulungu-PB. Partindo das observações do estágio supervisionado, foram aplicados questionários semiestrurados a 4 alunos e 4 professores da escola citada; o método utilizado foi o descrito com abordagem qualitativa. Com base nos dados coletados os professores e alunos que participaram da pesquisa possuem uma boa relação entre si, contudo existem casos de exceções observadas durante o estágio. O processo de ensino aprendizagem na escola envolve professor e alunos, ou seja, vários indivíduos com comportamento e peculiaridades distintas. Somando-se a isso cada sujeito traz consigo para o ambiente da sala de aula as influências externas, sejam positivas ou negativas, como por exemplo problemas familiares, frustrações, desmotivações e etc. é preciso que exista uma boa relação entre professores e alunos, essa relação se caracteriza como uma conquista de confiança e respeito. Consiste na legitimação do ensinar e aprender por parte dos alunos para com o professor cabe a este trabalhar o ensino de uma forma que se adeque a dinâmica e a realidade de cada turma e mais especificamente de cada aluno.
Descrição: PONTES, D. S. Educação na escola: a relação professor/aluno durante as observações do estágio supervisionado. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18251
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayana Sousa Pontes.pdfPDF - Dayana Sousa Pontes3.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.