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Título: A percepção dos professores em relação ao papel da família na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um recorte às escolas de Campina Grande - PB
Autor(es): Moura, Yara Clécia Pereira
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Necessidades Educacionais Especiais
Relação Escola x Família
Serviço Social
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: Hoje, com as evoluções do sistema do ensino, é cada vez mais evidente falar em educação inclusiva, esta, centra-se na concepção de uma educação de qualidade para todos, respeitando a diversidade, as diferenças e as necessidades de cada aluno. Contudo, a efetivação desse principio de inclusão não é tarefa fácil, este processo é resultado de árduas lutas e reivindicações que enfrenta muitos entraves para efetivar-se. E para que haja a sua realização no âmbito escolar é inegável que deverá se fazer presente um trabalho colaborativo entre a escola e a família, esta com o papel impulsionador dentro do processo de desenvolvimento dos filhos e/ou parentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Portanto, a participação da família é de importância vital e vem sendo incentivado no sentido de uma parceria indispensável para o processo da inclusão, participando das decisões, estratégias e ações viáveis para a integração e desenvolvimento do aluno com NEE no âmbito escolar. Assim sendo, este trabalho terá como objetivo analisar a importância da família para a inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais, a fim de compreender as mútuas influências que a relação, escola/professor/família, reflete nesse processo de inclusão a partir da visão e avaliação dos professores, sendo este, o elo fundamental de ligação entre a escola e o aluno. Como também, figura importante no processo ensino-aprendizagem, pois cabe a ele a incumbência de instruir, orientar, estimular e incentivar os alunos com Necessidades Educacionais Especiais a descobrir suas potencialidades. A pesquisa será na quanti-qualitativa de caráter exploratório e amostra do tipo intencional. E quanto aos instrumentos de coleta de dados, procedeu-se a partir das consultas às fontes bibliográficas, a observação participante, consultas às fontes documentais (Projeto Político-Pedagógico da escola e Proposta Inclusiva), além da realização de entrevistas semi-estruturadas. Assim, a partir da reflexão sobre os dados desta pesquisa, ficou assinalado que as famílias ao estabelecerem atitudes cooperativas junto à escola favorecem para a efetivação da inclusão, da mesma forma que, na escola, atitudes de abertura e disponibilidade para atender os alunos com NEE configuraram-se como fundamentais para a interação e desenvolvimento desses alunos. Constatou-se também, que atitudes de preconceito, barreiras atitudinais, déficit na formação de professores e a falta de participação e acolhimento das famílias afetavam de forma negativa o processo de inclusão. Assim, a reflexão sobre os dados desta pesquisa confirmam que a relação entre escola e família influencia diretamente na inclusão do aluno com NEE no ambiente escolar.
Descrição: MOURA, Y. C. P. A percepção dos professores em relação ao papel da família na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um recorte às escolas de Campina Grande - PB. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1826
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