Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Lucileia Cruz da-
dc.date.accessioned2019-02-25T15:48:37Z-
dc.date.available2019-02-25T15:48:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 371.912-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18261-
dc.descriptionCOSTA, L. C. da. A literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivas. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância da Literatura Surda nas aulas de Língua Portuguesa e sua divulgação no meio educacional para o conhecimento tanto para os alunos surdos quanto para os ouvintes. Dessa forma, discorre ao longo desse trabalho a relevância das produções literárias surdas, em seu aspecto geral, para o desenvolvimento cognitivo, crítico, intelectual e social da comunidade surda e ouvinte. Para embasamento, se utiliza como aporte teórico autores como: Strobel (2008), Mourão (2012), Karnopp (2008), Morgado (2011), Silveira (2013), dentre outros. Tendo em vista que a pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativo e, considerando o principal objetivo apresentado anteriormente, se traz, por fim, uma análise feita a partir de um questionário destinado a professores de Língua portuguesa com turmas inclusivas: surdos e ouvintes. Diante dessa análise foi possível verificar de que maneira está sendo realizada a utilização da Literatura Surda nas aulas de Português em turmas inclusivas e consequentemente como acontece de fato sua divulgação e dessa forma, se percebe que essa divulgação não ocorre de modo satisfatório, impossibilitando tanto o conhecimento de um número maior de pessoas quanto à eficácia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos, algo que poderia proporcionar uma experiência rica e bem mais reflexiva, levando em consideração suas potencialidades cognitivas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura Surdapt_BR
dc.subjectCultura surdapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleA literatura surda e sua importância nas aulas de língua portuguesa em salas inclusivaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleyciene Morais da Silva.pdfPDF - Gleyciene Morais da Silva3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.